Bacterias gram negativas e gram positivas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2098 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

* Introdução
* Bactérias e Coloração de Gram
* Bactérias Gram-Positivas
* Bactérias Gram-Negativas
* Anexo
* Considerações Finais
* Referências Bibliográficas

INTRODUÇÃO

As bactérias possuem grande importância ecológica, elas fixam o nitrogênio da atmosfera na forma de nitratos, e as bactérias desnitrificantes que devolvem o nitrogênio dos nitratos eda amônia para a atmosfera. As bactérias também são úteis para o homem, como na indústria de laticínios e na indústria farmacêutica que utiliza bactérias para fabricar antibióticos específicos.
De outra maneira as bactérias podem causar grandes prejuízos econômicos, como é o caso do amarelinho (Xylella fastidiosa), que ataca a lavoura da laranja. Mas talvez a maior importância das bactérias sejao fato delas serem parasitas humanos, levando a infecções muito graves. Assim temos o gênero Clostridium que além de esporulado é aneróbio e um potente produtor de toxinas muito prejudiciais ao homem. Seus esporos podem estar presentes em alimentos e resistir a processos de descontaminação podendo causar graves intoxicações como o botulismo (Clostridium botulinum), em função da ação neurotóxicade suas toxinas.
Neste trabalho esclareceremos o dois maiores grupos de bactérias, e o método de Gram.

BACTÉRIAS E COLORAÇÃO DE GRAM

As bactérias são seres vivos microscópicos, formados por uma só célula procarionte, ou seja, não possui envoltório nuclear e organelas membranosas. Esses seres vivos pertencem ao grupo Monera, juntamente com as cianobactérias conhecidas também como algasazuis. As bactérias são microscópicas, isto é, não pode ser vistas a olho nu, somente com o auxílio de um microscópio.
Elas podem ser encontradas em diferentes ambientes, podendo viver de forma isolada ou em colônias. As bactérias podem viver na presença de ar - aeróbias, em sua ausência - anaeróbias, ou ainda há aquelas que são capazes de viver nas duas condições - anaeróbias facultativas.
Abactéria é um dos seres vivos mais antigos do mundo, sendo que já foram encontradas evidências de sua existência em rochas de 3,8 bilhões de anos.  Mesmo sendo muito antigas, o homem só tomou conhecimento desses seres somente no ano de 1673, quando Antonie van Leeuwenhoek, o primeiro microbiologista, as observou através de seu microscópio de lente simples. 
Uma vez que os microorganismos sãotransparentes, é freqüente o uso de corante para melhor visualização da forma e do tipo de arranjo. Os métodos de coloração mais empregados em bacteriologia são os de Gram e de Zichl-Neelsen.
O termo Gram origina do nome de Christian Gram, pesquisador dinamarquês, que em 1884, desenvolveu o método de coloração que passou a ter seu nome e que permite dividir as bactérias em dois grandes grupos:Gram-Positivos e Gram-Negativos.
O método, ou técnica de Gram, consiste essencialmente, no tratamento sucessivo de um esfregaço bacteriano, fixado pelo calor, com os seguintes reagentes: cristal violeta, lugol, álcool e fucsina.
Toda bactéria, quer seja gram-positiva ou gram-negativa, absorve de maneira idêntica o cristal violeta e o lugol, adquirindo a cor roxa devido ao complexo formado pelas duassubstancias no citoplasma da célula. Entretanto, ao serem tratados com álcool, apresentam comportamentos diferentes: as gram-positivas não se deixam descorar pelo álcool, enquanto as gram-negativas, o fazem sem qualquer dificuldade.
As bactérias gram-positivas mantêm a cor roxa do complexo cristal violeta - lugol, e as gram-negativas, que o perderam, tornam-se descoradas. Ao receber fucsina somenteas bactérias gram-negativas se deixam corar adquirindo a cor vermelha do corante. Assim, quando se examina no microscópio um esfregaço bacteriano corado pelo método de Gram, as bactérias gram-positivas se apresentam de cor roxa e as gram-negativas se apresentam de cor avermelhada.
Este critério de identificação auxilia, por exemplo, no tratamento de agentes etiológicos, visto que as bactérias...
tracking img