Bacteria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (331 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Durante três séculos decorridos desde que Leeuwenhoek observou, pela primeira vez em 1673, bactérias e protozoários com seu microscópio primitivo, acumularam-se inúmeros conhecimentos sobre ospequenos “animáculos”, agora conjuntamente conhecidos como microrganismos. Os microrganismos são encontrados em todos os ambientes, incluindo solo, água e ar. (KONEMAN et al. , 2001). Anos mais tarde, noperíodo chamado Idade de Ouro da Microbiologia (1857 a 1910), o cientista Louis Pasteur contribuiu muito com a microbiologia, ao observar a fermentação de vinhos e cervejas (1857), ao derrubar de umavez por todas a teoria da geração espontânea (1861) e ao desenvolver a pasteurização (1864). Também o cientista Robert Koch foi muito importante ao desenvolver a teoria do germe da doença (1876) e aodescobrir as culturas puras (1881), o que favoreceu a descoberta de inúmeros agentes causais de doenças por vários cientistas ao longo dos anos. Só em 1928 o primeiro antibiótico veio a ser descobertoao acaso por Alexander Fleming, quando ele observou que um mofo, o Penicillium notatum , inibia o crescimento de bactérias no meio de cultura e ao inibidor ativo do mofo, ele denominou Penicilina.(TORTORA, et al., 2000)
Hoje a maioria das pessoas tem a idéia errada de que todas as bactérias são prejudiciais ao ser humano. Como habitantes do nosso organismo desde o momento do nascimento, essesmicrorganismos, na maioria das vezes, estabelecem consórcios altamente benéficos. Entre estes podemos apontar a proteção conferida pela microbiota normal ao hospedeiro impedindo a instalação eproliferação de microrganismos indesejáveis.
No entanto, na maior parte das vezes, as bactérias surgem no currículo do ensino fundamental e médio apenas como agentes causadores de doenças sendo que apenas 2%são patogênicas para o homem (CARVALHAL, 2011). Por outro lado, alguns aspectos não menos importantes devem ser considerados no ensino da microbiologia como o uso indiscriminado de antibióticos no...
tracking img