Bactérias

Páginas: 16 (3815 palavras) Publicado: 10 de abril de 2011
BACTÉRIAS

As Bactérias são organismos unicelulares procarióticos, isto é, suas células não apresentam núcleo organizado. As bactérias são agrupadas no reino Monera e se dividem em dois grupos distintos e pouco relacionados evolutivamente: arqueobactérias e eubactérias.

As arqueobactérias

Atualmente, há poucas espécies de arqueobactérias. Estas são heterotróficas anaeróbicas evivem em locais restritos, onde as condições ambientais são inadequadas para outros seres vivos.

Há as arqueobactérias halófilas (do grego halos, "sal" e philos "amigo") que vivem em ambientes muito salinos como o Mar Morto, as termoacidófilas, que habitam fontes termais ácidas onde a temperatura varia de 60o a 80o C. Como exemplo de termoacidófilas temos as sulfobactérias que obtêm energiaoxidando o enxofre.

Existem ainda as arqueobactérias metanogênicas que vivem em regiões alagadas (pântanos) e no interior do tubo digestivo de insetos como cupins, e também no trato digestivo de animais herbívoros. Estas bactérias produzem o gás metano por redução do CO2 a CH4. As bactérias metanogênicas são estritamente anaeróbicas, - o oxigênio é venenoso para elas.

As EubactériasEste grupo de procariontes têm uma grande diversidade metabólica. Ocorrem diferentes formas de células e tipos de colônias celulares. Nestas colônias não há divisão de trabalho entre as células.

As eubactérias habitam o solo, a superfície das águas e os tecidos de outros organismos vivos ou em decomposição. As eubactérias mais comuns e melhor estudadas são as da espécie Escherichiacoli (pronúncia: "esqueríquia cóli").

Outras eubactérias importantes são as cianobactérias , que possuem um extenso sistema de membranas internas contendo pigmentos fotossintetizantes. Antigamente as cianobactérias eram chamadas de algas verdes-azuis ou cianofíceas.

FORMAS

As bactérias podem ser classificadas, quanto a sua fórmula, em três grupos básicos::

• Cocos, que sãocélulas esféricas que quando agrupadas aos pares recebem o nome de diplococos. Quando o agrupamento constitui uma cadeia de cocos estes denominados estreptococos. Cocos em grupos irregulares, lembrando cachos de uva recebem a designação de estafilococos.
• Bacilos, são células cilíndricas, em forma de bastonetes, em geral se apresentam como células isoladas porém, ocasionalmente, pode-se observarbacilos aos pares (diplobacilos) ou em cadeias (streptobacilos).
• Espirilos são células espiraladas e geralmente se apresentam como células isoladas.
➢ Vibrião: é um caso especial de espirilo, assemelhando-se a um segmento da espiral, ou a uma vírgula;

CLASSIFICAÇÃO

As bactérias podem ser classificadas por dois grandes grupos, segundo as propriedades de suas paredes:

O Método decoloração de Gram:

Um dos principais métodos de identificação de bactérias é a coloração que foi desenvolvida pelo médico dinamarquês Hans Christian Gram (1853-1938).

A técnica de Gram consiste em espalhar e secar as bactérias em uma lâmina de microscopia e corá-las com violeta de genciana e iodo. Após, lava-se a lâmina com álcool e corada com fucsina, que possui cor-de-rosa.Vistas ao microscópio, certas bactérias coram-se de violeta, enquanto outras ficam coradas de rosa. As que ficam violeta são denominadas Gram+ (Gram positivas) e as que têm coloração rosa são as Gram- (Gram negativas).

Os alternativos resultados de coloração se devem às diferenças de composição química das paredes bacterianas. As Gram- não retêm o corante violeta, corando-se só de rosa. Jáas Gram+ fixam a violeta de genciana, tornando dessa cor. O método de identificação microscópico de Gram é valioso, pois as bactérias Gram- são mais perigosas tendo paredes menos permeáveis aos antibióticos, o que dificulta a ação farmacológica destas substâncias.

Os COCOS, em geral são GRAM (+) , com exceção de Neisseria.
Os BACILOS, em geral são GRAM (-), com exceções de Corynebacterium,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Bacterias
  • As bacterias
  • bacteria
  • bacterias
  • Bacteria
  • bacterias
  • Bactérias
  • Bactérias

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!