Bacon

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (343 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Segundo Bacon, o verdadeiro método da indução científica compreende uma parte negativa ou crítica, e uma parte positiva ou construtiva. A parte negativa consiste, antes de tudo, em alertar a mentecontra os erros comuns, quando procura a conquista da ciência verdadeira. Na sua linguagem imaginosa Bacon chama as causas destes erros comuns, fantasmas - idola - e os divide em quatro gruposfundamentais (idola Tribus, da caverna, foro e theatri).

2. Segundo Bacon, são como “obstáculos à própria instauração das ciências”. O objetivo da teoria dos ídolos de Bacon é uma tentativa deanalisar, classificar e tratar as fraquezas do intelecto e dos sentido. Parece que os ídolos para Bacon são os falsos Deuses, a idéia de idolatria, a qual impede que a mente humana busque uma neutralidadepara se poder fazer de modo correto a ciência, mostrando, desse modo, inclinações naturais da mente humana a ilusões.Por isso, o filósofo acreditava que, com o afastamento dos “ídolos”, das noçõesfalsas, seria possível alcançar a observação pura e neutra sobre a natureza, à única capaz de propiciar a efetiva explicação dos fenômenos.

i. Para Bacon, cada um tem a sua própria caverna, tem osseu jeito próprio de interpretar a natureza, todos os indivíduos vêem sua própria luz por ângulos diferentes e cometem erros diversos. Com isso a luz da natureza entra em choque com a luz humana, poiscada um tem os seus ídolos da educação, do esporte, da cultura, da autoridade e daqueles que honra e admira a diversidade das falsas verdades que vão ocupando o intelecto humano.

ii. podem serum dos mais incômodos, pois podem invadir o intelecto através das palavras. São aqueles erros encontrados nas palavras ou nos discursos humanos quando o diálogo sai ao contrário ou a palavra édistorcida pelos homens “sábios” que usam de suas oratórias para enfatizar o discurso. Segundo Bacon, “as palavras cometem uma grande violência ao intelecto e perturbam os raciocínios, arrastando os...
tracking img