Bacilo koch

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7232 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO
Introdução: O bacilo de Koch, causador da tuberculose, configura-se como o maior agente isolado de morte entre as doenças infecciosas. A tuberculose se mantém como uma das mais significantes causas de mortalidade em adultos, principalmente entre 15 e 49 anos, nos países em desenvolvimento. É uma doença grave, transmitida pelo ar, que pode atingir todos os órgãos do corpo, em especial nospulmões. Os sintomas da doença incluem tosse prolongada com duração de mais de três semanas, dor no peito e hemoptise, além de febre, calafrios, sudorese noturna, perda de apetite , peso, e cansaço fácil. Objetivo: Avaliar o grau de conhecimento sobre os sinais e sintomas da tuberculose na população do Quinto Centro de Saúde. Materiais e Métodos: Foram entrevistados nesse estudo 300 indivíduosque frequentaram o quinto centro no período de 17 de setembro à 15 de outubro de 2012, realizando um estudo descritivo em uma amostra de conveniência. Resultados: Foram obtidos 300 questionários, distribuindo-se quanto ao sexo em 132 (44%) do sexo masculino e 168 (56%) do sexo feminino, com média de idade de 33,54. Os dados mostraram que apenas 22,3% dos entrevistados tiveram um conhecimentosuficiente dos sinais e sintomas da tuberculose relacionando os dados com a baixa renda financeira e baixa escolaridade. Conclusão: Torna-se necessário trabalhos que incluem a cobertura dos sistemas de informação e o acesso a serviços de saúde. Este estudo sugere também ao sistema de saúde a realização de trabalhos voltados principalmente ao público masculino.
Palavras-chave: Tuberculose, Conhecimento,Quinto Centro de Saúde.

LISTA DE TABELAS E GRÁFICOS

LISTA DE SIGLAS

INTRODUÇÃO

1.0 Aspectos Gerais da Tuberculose
A tuberculose é uma doença infecciosa causada pelo Mycobacterium  tuberculosis. O complexo Mycobacterium é um grupo etiológico constituído de outras espécies como o Mycobacterium tuberculosis, Mycobacterium bovis, Mycobacterium africanum e Mycobacterium microti(BRASIL, 1999). O Mycobacterium tuberculosis é caracterizado como bacilo intracelular facultativo que sobrevive/replica no interior do fagossomono no macrófago (PERSKVIST et al, 2000). Geralmente os órgãos mais acometidos são os pulmões ,mas, na forma mais grave a mesma pode se disseminar para outros órgãos como o cérebro, rins e intestino. A transmissão ocorre de pessoa para pessoa via gotículas desaliva contendo o agente infeccioso, sendo maior o risco de transmissão durante contatos prolongados em ambientes fechados e com pouca ventilação. A probabilidade da transmissão depende do grau de infecção da pessoa com tuberculose e da quantidade expelida, forma e duração da exposição ao bacilo, e a virulência. Cerca de 90% dos casos são pulmonar.( VERONESI, 05).
Os sintomas da doença incluemtosse prolongada com duração de mais de três semanas, dor no peito e hemoptise, além de febre, calafrios, sudorese noturna, perda de apetite e de peso, e cansaço fácil, sendo de grande importância o reconhecimento dos sintomas, não somente pelos profissionais da área de saúde, como também pela população, a fim de se evitar o avanço da doença, devido a falta de um tratamento. Uma avaliação médicacompleta para a tuberculose inclui um histórico médico, um exame físico, a baciloscopia, o teste subcutâneo de Mantoux, uma radiografia do tórax e culturas microbiológicas. A imunização com vacina BCG dá entre 50% a 80% de resistência à doença na forma mais grave. O tratamento contra a doença dura em torno de 6 meses a 1 ano, sendo importante a sua conclusão sem haver interrupções pelo paciente, poisa doença voltará de forma mais grave e intensa, devido aos bacilos resistente a droga que sobreviveram até o momento da interrupção do tratamento (VIEIRA, 2008).

2.0 Epidemiologia da Tuberculose
Estima-se que cerca de 1,7 bilhões de indivíduos em todo o mundo estejam infectados pelo M. tuberculosis, correspondendo a 30% da população mundial. Nos países desenvolvidos, cerca de 40.000 mortes...
tracking img