Bacias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (261 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
- Possui uma extensão de, aproximadamente, 900 mil quilômetros quadrados;
- Localiza-se em grande parte na região sudeste e sul do Brasil (região de maiordesenvolvimento econômico do país).
- Seu principal rio é o Paraná que recebe as águas de diversos afluentes como, por exemplo, rio Tietê, Paranapanema e Grande.
- Possuigrande potencial gerador de energia elétrica. Nesta bacia encontram-se as usinas hidrelétricas de Itaipu (maior do Brasil) e Porto Primavera.
- A hidroviaTietê-Paraná é uma importante rota de navegação nesta bacia.
A Bacia do Rio Parana localiza se em áreas do sudeste e sul do Brasil , teve sua estrutura bastantemodificada e transformada para a construção de hidrelétricas e para a navegação. Destacam-se, além do rio Paraná, os vários afluentes pela geração de energia e pelorecente desenvolvimento das hidrovias. Tal desenvolvimento é impulsionado pelos aspectos naturais da bacia, sua extensão e sua localização próxima a áreas urbanas,favorecem o deslocamento de cargas. A hidrovia Tietê-Paraná está entre os grandes projetos da Bacia do Paraná. o percurso navegável é de 2.400 km até a barragemde Itaipu, no Estado do Paraná, na fronteira com o Paraguai.
Um aspecto negativo da bacia é a poluição do Rio Tietê, esse rio atravessa quaze todo o estadode São Paulo e a capital e devido, sua localização ser dentro de um dos maiores centros urbanos do mundo, é atacado diariamente pela poluição produzida pelapopulação e pelas atividades industriais ali presentes.
http://educacao.uol.com.br/geografia/bacia-platina-uma-das-maiores-bacias-hidrograficas-do-mundo.jhtm
tracking img