Bacias hidrograficas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4237 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
BACIA HIDROGRAFICA


Uma bacia hidrográfica ou bacia de drenagem é o conjunto de terras que fazem a drenagem da água das precipitações para determinado curso de água e seus afluentes. De maneira usual podemos dizer que bacia hidrográfica é a área na qual ocorre a captação de água para um rio principal e seus afluentes devido às suas características geográficas e topográficas.




Deacordo com a maneira como fluem as águas, as bacias podem ser classificadas da seguinte forma:
• Exorreica – quando as águas drenam direta ou indiretamente para o mar;
• Endorreica – quando as águas caem em um lago ou mar fechado;
• Arreica – quando as águas se escoam alimentando lençóis;
• Criptorreica – quando o rio se infiltra no solo sem alimentar lençóis freáticos ou evapora.

HIDROGRAFIADO BRASIL

O Brasil possui uma das mais amplas, diversificadas e extensas redes fluviais do mundo, com a maior reserva mundial de água doce (13%), além do maior potencial hídrico da terra.
A maior parte dos rios brasileiros é de planalto, apresentando-se encachoeirados e permitindo, assim, o aproveitamento hidrelétrico. No Brasil, os rios apresentam regime de alimentação pluvial, ou seja,são alimentados pelas águas das chuvas e predominam entre eles a drenagem exorréica. Pouquíssimos são os casos de drenagem endorreica, como rio Negro, o Purus, o Paraná, o Tietê, entre outros. Em sua maior parte, os rios brasileiros são perenes, isto é, nunca secam. Mas, nas regiões semiáridas do Nordeste há vários rios que podem desaparecer durante uma parte do ano, na estação seca: são os chamadosrios temporários ou interminantes.
De acordo com órgãos governamentais, existem no Brasil doze grandes bacias hidrográficas, sendo que sete tem o nome de seus principais rios, são elas bacia do Amazonas, do Tocantins, do Paraná, do São Francisco, do Parnaíba, do Paraguai e do Uruguai. As outras são agrupamentos de vários rios, não tendo um rio principal como eixo, por isso são chamadas de baciasagrupadas.





Bacia Hidrográfica do Rio Amazonas
A bacia hidrográfica do Amazonas possui uma área total de 6.925.674 km², sendo que no Brasil a área ocupada é de 3.900.000 km², o que corresponde a 42% da superfície brasileira.
Desde suas nascentes nos Andes Peruanos até sua foz no oceano Atlântico, ao norte do Brasil, esta bacia abrange sete países da América do Sul: Brasil(63,88%), Colômbia (16,14%), Bolívia (15,61%), Equador (2,31%), Guiana (1,35%), Peru (0,60%) e Venezuela (0,11%). Dentro do território brasileiro, são contemplados os estados do Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima e Mato Grosso. Dos 294 municípios alcançados em sua extensão destacam-se as capitais Manaus (AM), Rio Branco (AC), Porto Velho (RO), Boa Vista (RR) e Macapá (AP), bem como osmunicípios de Santarém (PA) e Sinop (MT).


Com um clima tropical chuvoso, a temperatura média anual da maior parte da região hidrográfica do Amazonas situa-se na faixa entre 24º C e 26º C. Os meses mais quentes são setembro e outubro, enquanto que os mais frios vão de junho a agosto. A precipitação média na região é de 2.234 mm/ano, oscilando entre 2.033 e 2.512 mm ao longo dabacia hidrográfica. A insolação média anual varia de 1.500 a 3.000 horas, representando um percentual de 35% a 60% do total de horas de insolação e caracterizando elevada nebulosidade. Sua umidade relativa do ar média anual é praticamente uniforme, situando-se por volta de 80%. Março é o mês mais úmido, enquanto agosto apresenta os percentuais menores, com uma sazonalidade semelhante a que ocorre comas precipitações. A evapotranspiração média anual é de 1.320 mm, variando entre 441 e 1.667 mm. Ao longo do ano, o trimestre agosto-outubro apresenta os maiores valores, enquanto que o trimestre fevereiro-abril apresenta os menores. A potencialidade hídrica total da região pode ser representada pelo somatório das vazões médias dos diferentes tributários, estimada em 108.982 m³/s. A vazão...
tracking img