Bacias hidrograficas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (361 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A dificuldade dos brasileiros para quitar dívidas deu mais um sinal preocupante. No cartão de crédito, 30% das dívidas estão atrasadas.
A inadimplência do consumidor brasileiro vem subindo mês a mêsde forma quase contínua. No começo de 2011, 5,7% de todos os financiamentos para pessoa física estavam com mais de três meses em atraso. Em maio, o número foi para 8 %. E pior: as dívidas que maisaumentaram foram as mais caras. Em junho, 41 % das pessoas com dívidas não pagas que procuraram o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), em São Paulo, entraram no buraco por causa do cartão decrédito, que tem os juros médios mais altos do mercado, quase 11 % ao mês, 238% ao ano.
A renda média real do brasileiro cresceu nos últimos anos e o desemprego está baixo. Por que, então, ainadimplência está crescendo? Uma explicação é que com o crédito fácil e caro, muitas famílias brasileiras se atrapalharam no orçamento doméstico.
“Falta dinheiro no mês, aí o consumidor, que já estáendividado, que já está com o orçamento apertado, vai pegar dinheiro aonde ele tem, que está disponível, que é no cheque especial ou na utilização do cartão. Com isso, o processo de furo, em vez de diminuir,acaba sendo algo permanente e muitas vezes drástico”, explica o economista chefe da Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Acrefi), Nicóla Tingas.
O desempregodeixou de ser a principal causa de inadimplência no SCPC. Foi superado pelo descontrole dos gastos.
O diretor da entidade, Fernando Cosenza, lembra que nos últimos cinco anos 32 milhões debrasileiros passaram a ter acesso a crédito.
“Essas pessoas são majoritariamente pessoas de renda mais baixa, até três salários mínimos, e estão lidando com o crédito sem uma prática, sem uma experiênciaanterior, e estão muitas vezes tendo dificuldade de lidar com o crédito a seu favor”, aponta ele.
O aprendizado de Melissa saiu caro.
“Era o meu primeiro cartão de crédito. Eu atrasei um pouco, quando...
tracking img