Bacias hidrográficas de pernambuco

BACIAS HIDROGRÁFICAS DE PERNAMBUCO


I. DEFINIÇÃO

Uma bacia hidrográfica ou bacia de drenagem de um curso de água é o conjunto de terras que fazem a drenagem da água das precipitações paraesse curso de água e seus afluentes.
A formação da bacia hidrográfica dá-se através dos desníveis dos terrenos que orientam os cursos da água, sempre das áreas mais altas para as mais baixas.Essa área é limitada por um divisor de águas que a separa das bacias adjacentes e que pode ser determinado nas cartas topográficas. As águas superficiais, originárias de qualquer ponto da áreadelimitada pelo divisor, saem da bacia passando pela seção definida e a água que precipita fora da área da bacia não contribui para o escoamento na seção considerada. Assim, o conceito de bacia hidrográficapode ser entendido através de dois aspetos: rede hidrográfica e relevo. Em qualquer mapa geográfico as terras podem ser subdivididas nas bacias hidrográficas dos vários rios.
Catalogações deespecialistas em geografia, de acordo com a maneira como fluem as águas, classificam as bacias hidrográficas em:
• Exorreica, quando as águas drenam direta ou indiretamente para o mar;
•Endorreica, quando as águas caem em um lago ou mar fechado;
• Arreica, quando as águas se escoam alimentando os lençóis freáticos; e
• Criptorreica, quando o rio se infiltra no solo sem alimentarlençóis freáticos ou evapora.

A bacia hidrográfica é usualmente definida como a área na qual ocorre a captação de água (drenagem) para um rio principal e seus afluentes devido às suascaracterísticas geográficas e topográficas, assim como envolve um conjunto de recursos hídricos do Brasil e isso se compõe pelas bacias hidrográficas, Oceano Atlântico, rios, lagos, lagoas, baías, golfos, usinashidrelétricas, etc.



[pic]

II. .AS MAIORES BACIAS HIDROGRÁFICAS DO MUNDO.

Num estudo macro a morfologia geográfica mundial dispõe de enumeras formações de redes e bacias hidrográficas,...