Bacia platina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (302 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Bacia Platina está entre as maiores do mundo, com cerca de 3,1 milhões de quilômetros quadrados de superfície, quase metade em território brasileiro (1,4 milhão de quilômetrosquadrados). Está situada na região mais habitada e de maior desenvolvimento econômico. Produz a maior parte da energia consumida no Brasil e tende a transformar-se em importante meiode comunicação e de transporte entre os outros países do Mercosul, que dividem as suas águas.
As nascentes dos principais rios pertencem ao Brasil. Aqui, três bacias compõem aBacia Platina: Paraguai, Uruguai e Paraná. Os nomes das bacias correspondem aos três principais rios que a formam.

A importância da bacia Platina para os países de dentro dela
Abacia Platina é formada pelas sub-bacias dos rios Paraná, Paraguai e Uruguai e por seus respectivos afluentes, formando a bacia do Prata ou Platina.
Para falar melhor sobre aimportância da bacia Platina para os países de dentro dela pegamos de um texto (o nome do site esta no final dele. Em território argentino, o rio Paraná, depois de receber as águas do rioParaguai, torna-se totalmente navegável, sendo, economicamente, o rio mais importante da América do Sul.
O rio Paraguai tem aproximadamente 2.500 quilômetros de extensão. É um riopróprio para navegações, constituindo-se em uma importante via de transporte e comunicação para o Paraguai, e também, para o Brasil.
O rio Uruguai serve de limite entre a Argentina eo Brasil e entre a Argentina e o Uruguai. Possui um bom potencial hidráulico e é navegável em longo de seu curso.
Além da navegação e do aproveitamento de energia elétrica, ossistemas hidrográficos do Paraná e do Uruguai têm suas águas utilizadas em irrigações de campos cultiváveis e de fornecimento de água potável para consumo doméstico e industrial.
tracking img