Bacia hidrografica da amazonas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1353 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O rio Amazonas é a artéria central de uma complexa rede de rios, riachos, canais, lagoas e extensas zonas de inundação, que juntos formam a maior bacia hidrográfica do mundo. Os diversos tipos de solo e água interferem nas florestas das várzeas, onde os ecossistemas estão totalmente inter-relacionados; envolvendo todo o conjunto de recursos hídricos que convergem para o rioAmazonas. Essa bacia hidrográfica faz parte da região hidrográfica do Amazonas, uma das doze regiões hidrográficas do território brasileiro.Ela representa a quinta parte de toda a água doce disponível na superfície líquida do planeta.
A bacia amazônica é formada pelo rio Amazonas e seus afluentes. Estes estão situados nos dois hemisférios (no hemisfério norte e no hemisfério sul) e, devido a esse fato, orio Amazonas tem dois períodos de chuvas, pois a época das chuvas é diferente no hemisfério norte e no hemisfério sul.

DESENVOLVIMENTO

A Bacia do rio Amazonas consiste no conjunto de todos os recursos hídricos convergindo para a área banhada pelo Rio Amazonas e seus afluentes, na América do Sul.
Ela é a maior bacia hidrográfica do mundo, com 7,05milhões de quilômetros quadrados, juntamente com seus afluentes, cobre quase 90% das terras da Região Norte, Com uma área total de aproximadamente 6,5 milhões de quilômetros quadrados, é considerada a mais extensa bacia hidrográfica do Planeta e a maior em volume de água, típico rio de planície, nos 3.165 Km que percorre em território brasileiro sofre um desnível suave e progressivo, de apenas 82metros, sem a ocorrência de quedas d’água.
A nascente do rio esta localizada no lago Lauri,nos Andes do Peru. O rio amazonas esta presente nos países do Peru, Colômbia e Brasil, em sua baia hidrográfica está também os países da Bolívia, Equador, Venezuela e Guiana.
Em seu percurso, a bacia Amazônica recebe as seguintes denominações: Marañon, no Peru; Solimões,desde sua entrada no Brasil até encontrar-se com o rio Negro; Amazonas, daí em diante até a foz, no oceano Atlântico.
Estudos indicam que a bacia formou-se a partir de um enorme golfo que tinha sua entrada pelo Oceano Pacífico; com a formação da Cordilheira dos Andes, o golfo se fechou a oeste, originando um imenso lago na parte norte da América do Sul. No momento em que ocorreua separação do supercontinente América África, uma abertura no lado leste surgiu, dando origem à atual configuração da bacia.
O rio Amazonas é um rio de planície, possuindo baixa declividade, é o maior rio do mundo em extensão e em descarga fluvial; chega a lançar no oceano cerca de 250 mil metros cúbicos de água por segundo. Devido à grande quantidade de água que nelas bateconstantemente, as margens do rio Amazonas está sempre se modificando. A largura do rio varia entre quatro e cinco quilômetros, mas pode chegar até a dez quilômetros em alguns trechos. Por sua grande largura, o rio Amazonas já foi chamado de rio mar.
Os afluentes do Amazonas estão entre os maiores rios do mundo em extensão; alguns chegam a medir mais de 1500 quilômetros. Os maioresafluentes são: Javari, Juruá, Purus, Madeira, Tapajós e Xingu, pela margem direita; Japurá, Negro, Trombetas e Jari, pela margem esquerda. Entre eles encontram-se rios de águas barrentas (ou brancas, como as populações locais se referem a eles), de águas claras e de águas pretas. Os rios de águas barrentas, como o Madeira e o próprio Amazonas, têm essa cor por causa dos sedimentos, ricos emnutrientes, carreados rio abaixo desde as montanhas andinas. Por esse motivo são os rios que apresentam maior produtividade.
Os solos arenosos da bacia são muito pobres em nutrientes, e os rios que nascem sobre eles estão entre os mais puros da Terra, quimicamente falando. Suas características químicas são muito semelhantes às da água destilada. O mais famoso deles é o principal tributário do...
tracking img