Bacia do rio claro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1305 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
GESTÃO AMBIENTAL

RAUL GONÇALVES DA SILVA FILHO

bacia do rio claro

jataí
2010

raul gonçalves da silva filho

bacia do rio claro

Trabalho apresentado ao Curso Gestão Ambiental da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Gestão de Recursos Hídricos.Orientador: Prof. Thiago Augusto Domingos

Jataí

2010

INTRODUÇÃO

Hoje as atividades agrícolas, e o uso indiscriminado dos recursos naturais favorecem um processo acelerado de degradação ambiental, com sérios impactos negativos nos recursos hídricos e até mesmo na estabilidade das atividades econômicas que são desenvolvidas nas regiões do cerrado.
Observando imagens de satélites doMunicípio de Jataí, podemos verificar que a região encontra-se altamente explorada e que na maior parte das propriedades rurais existem problemas ambientais; principalmente no que se refere ao cumprimento do Código Florestal Brasileiro; que estabelece a obrigatoriedade de se preservar as APP - áreas de Preservação Permanente e RL-Reserva Legal.
Grande parte dos proprietários rurais nãorealizam práticas recomendadas para a conservação do solo, das águas, e consequentemente da fauna e flora. Extensas áreas do Município são dominadas por lavouras, principalmente de soja e milho.
Grande parte dos proprietários rurais não realizam práticas recomendadas para a conservação do solo, das águas, e consequentemente da fauna e flora.
Existem áreas cuja recuperação, por ação diretairá proporcionar o máximo de benefícios sócio-ambientais, onde a importância da Bacia está na conservação da biodiversidade, para a produção agrícola, abastecimento hídrico para as populações de várias cidades do sudoeste goiano e para o equilíbrio do ecossistema ao longo da Micro bacia do Rio Claro e Bacia do Paraná.

LOCALIZAÇÃO

O Rio Claro está localizado no município de Jataí,sudoeste do estado de Goiás. O Rio Claro nasce na Cuesta do Caiapó, entre os municípios de Jataí e Caiapônia e percorre, da nascente à foz, aproximadamente 400 km, passando pelos municípios de Caiapônia, Jataí, Aparecida do Rio Doce, Caçu, Cachoeira Alta, Paranaíguara e São Simão, onde deságua no Rio Paranaíba, recebendo grande volume d’água de seus tributários durante seu curso.
A área da sub-baciado rio Claro está em tomo de 4750 km2 e pode ser delimitada pelas coordenadas 17°01'37" e 17058'50" de latitude sul e 51°13'22" e 52°34' de longitude oeste.
O rio Claro se apresenta bastante encaixado no curso principal e afluente, outros tributários da margem direita rio Paranaíba como os rios Verde e Corrente seguem paralelos até a foz, evidenciando mais uma vez a participação da tectônicaregional.

Abaixo segue fig.(loc.Bacia do rio claro).
[pic]

SITUAÇÃO

O corpo hidrico selecionado bacia do Rio Claro, não possui comitê de bacia hidrografica em sua extenção, uma pena devido a grande extenção de sua bacia.
Com isso a criação de um Comitê de Bacias Hidrográficas, um órgão colegiado onde são debatidas as questões referentes à gestão das águasira promovero debate das questões relacionadas aos recursos hídricos da bacia; articular a atuação das entidades que trabalham com este tema; arbitrar, em primeira instância, os conflitos relacionados a recursos hídricos; aprovar e acompanhar a execução do Plano de Recursos Hídricos da Bacia; estabelecer os mecanismos de cobrança pelo uso de recursos hídricos e sugerir os valores a serem cobrados; estabelecercritérios e promover o rateio de custo das obras de uso múltiplo, de interesse comum ou coletivo são as atribuições dos comitês. Os comitês são compostos por representantes do poder público, dos usuários das águas e das organizações da sociedade com ações na área de recursos hídricos.
Contudo a bacia do Rio Claro possui uma carência em sua extenção junto as margens, pois devido a grande...
tracking img