Bachelard_Popper_Kuhn

2537 palavras 11 páginas
No âmbito da disciplina de Filosofia, o professor José Pinto propôs-nos a elaboração de um trabalho sobre os filósofos Gaston Bachelard, Karl Popper e Thomas Kuhn.
Este trabalho irá conter a vida dos três filósofos, as suas obras mais importantes e as teorias que defendem relacionadas com o conhecimento e a ciência.

Gaston Bachelard nasceu a 27 de junho de 1884, em Bar-sur-Aube, França e faleceu a 16 de outubro de 1962, em Paris, França. Foi um filósofo e poeta francês que estudou sucessivamente as ciências e a filosofia. Seu pensamento está focado principalmente em questões referentes à filosofia da ciência. De origem humilde, Bachelard sempre trabalhou enquanto estudava. Pretendia formar-se engenheiro até que a Primeira Guerra Mundial eclodiu e impossibilitou-lhe a conclusão deste projeto.
Passa a lecionar no curso secundário as matérias de física e química. Aos 35 anos inicia os estudos de filosofia, a qual também passa a lecionar. As suas primeiras teses foram publicadas em 1928 (Ensaios sobre o conhecimento aproximado e Estudo sobre a evolução de um problema de Física: a propagação térmica dos sólidos). O seu nome passa a se projetar e é convidado, em 1930, a lecionar na Faculdade de
Dijon. Mais tarde, em 1940, vai para a Sorbonne, onde passa a lecionar cursos que são muito disputados pelos alunos devido ao espírito livre, original e profundo deste filósofo que, antes de tudo, sempre foi um professor. Bachelard ingressa em 1955 na Academia das Ciências Morais e Políticas da França e, em 1961, é laureado com o Grande Prêmio Nacional de Letras. Bachelard morreu em 1962.

Obras:









O Novo Espírito Científico (1934);
A Formação do Espírito Científico (1938);
Psicanálise do fogo (1938);
A Água e os Sonhos (1942);
O Ar e os Sonhos (1943);
A Terra e os Devaneios da Vontade (1948);
O Materialismo Racional (1953);
A Poética do Espaço (1957);



A Poética dos Devaneios (1960).

Um dos maiores embates de

Relacionados