Bacharel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1363 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O Idealista [INFP]

Para o INFP cura significa reparar aquelas divisões que atormentam a vida privada e os relacionamentos de uma pessoa. Isso significa cuidar de si mesmo e relacionar-se com outros de uma maneira conciliadora, ajudando a restaurar a unidade, a integridade perdida, ou o que INFPs chamam de "unicidade". Esses Idealistas apresentam uma face tranqüila e visivelmente agradável parao mundo, mas apesar de toda aquela aparência de ser uma pessoa gentil e fáceis de se lidar, interiormente eles são tudo menos serenos, tendo uma capacidade de importar-se não geralmente encontrada em outros Tipos. Idealistas se importam profundamente – apaixonadamente – por algumas poucas pessoas especiais ou uma causa predileta, e o seu objetivo fervoroso é trazer paz ao mundo e plenitude parasi mesmos e para os seus amados.

Como uma variante dos Idealistas de Platão ou dos Eticistas de Aristótles, os INFPs são pouco diferentes de outros xNFx na maioria dos aspectos. Como todos os xNFx eles são abstratos na comunicação e colaborativos na implementação de objetivos. Eles querem aprender sobre humanidades, são preocupados com moral e trabalham bem em grupo. Por tendência eles sãoaltruístas, crédulos, místicos, situados em caminhos, e com seu olho no amanhã. Eles baseiam sua auto-imagem em serem vistos como empáticos, benevolentes e autênticos. Frequentemente entusiastas, eles confiam na intuição, anseiam por romance, buscam identidade, reconhecimento de valor, e aspiram pela sabedoria do sábio. Intelectualmente eles têm a tendência de praticar a diplomacia [xNFx] muito mais doque a estratégia [xNTx], logística [xSxJ] e especialmente a tática [xSxP]. Além disso, com sua natureza de curiosa e exploradora eles se inclinam mais ao papel informativo do Advogado [xNFP] do que ao papel directivo planejado do Mentor [xNFJ]. E por causa do seu isolamento e reserva eles parecem se importar mais em ser o Curandeiro [INFP] de conflitos que um Defensor de Causas [ENFP] do povo.Idealistas têm um senso profundo de idealismo derivado de sua forte moralidade pessoal, e de sua concepção do mundo como um lugar ético e honorável. De fato, para entender os Idealistas, devemos entender o seu idealismo como quase ilimitado e abnegado, inspirando-os a fazerem sacrifícios extraordinários por alguém ou por algo em que eles acreditem. Eles são Shamãs, Pajés ou Médicos Feiticeiros datribo, os Príncipes ou Princesas dos contos de fadas, o Verdadeiro Cavaleiro ou Defensor da Fé, como Don Quixote ou Joana D’Arc. Isolados pelo sua reclusão e pela sua raridade (cerca de um por cento da população), o seu idealismo os deixa se sentindo ainda mais isolados do resto da humanidade.

Pode ser que os Idealistas procurem unidade dentro deles próprios, e entre eles próprios e os outros,por causa do sentimento de alienação que vem com sua infância frequentemente infeliz. INFPs vivem uma infância preenchida de fantasia, a qual, infelizmente, é desencorajada ou mesmo punida por muitos pais. Com pais que requerem deles que sejam sociáveis e habilidosos de formas concretas, Idealistas chegam a enxergar a si próprios como patinhos feios. Outros tipos podem não se importar para asexpectativas parentais que não se encaixam com eles, mas não os INFPs. Desejando satisfazer seus pais e irmãos, mas não sabendo ao certo como fazê-lo, eles tentam esconder suas diferenças, acreditando que eles são sem valor por serem tão fantasiosos, tão diferentes de seus irmãos e irmãs mais sólidos. Eles se perguntam, alguns deles para o resto de suas vidas, se eles são legais. Eles sãocompletamente legais, somente diferentes dos outros cisnes criados em uma família de patos.

Ainda assim, Idealistas acham difícil acreditarem neles mesmos e confiarem neles mesmos. Profundamente comprometidos com o positivo e o bom, mesmo ensinados a acreditar que há a maldade neles, eles podem vir a desenvolver uma certa fascinação com o problema do bem e mal, sagrado e profano. Eles são inclinados à...
tracking img