Bacharel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2144 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A origem da água
A origem da água na Terra ainda está envolta em certo mistério... 
A teoria mais aceita prevê que a massa gasosa que se contraiu para formar o Sistema Solar, há 5 bilhões de anos, continha água. 
Na Terra, à medida que o planeta se resfriou, a água teria fluído de suas entranhas formando nuvens que voltaram a precipitar-se como as primeiras chuvas.
As chuvas ajudaram aresfriar a superfície da Terra e o acúmulo delas gerou os oceanos, onde teriam brotado as primeiras formas de vida.
Uma outra teoria, alternativa, propõe que o impacto de cometas, corpos formados quase inteiramente de gelo, teria gerado os oceanos.
Há ainda quem proponha que a água contida na proto-Terra e a que veio com os cometas formou todo o reservatório de água do planeta.
A Terra é o únicomundo do Sistema Solar onde a água existe nos três estados: líquido, nos oceanos, mares, lagos e rios; gasoso, formando a cobertura de nuvens; e sólido, estocado nas calotas polares e nos cumes das montanhas.

O ciclo da água
A Terra é um planeta coberto quase que totalmente por uma imensa massa líquida, a hidrosfera. A hidrosfera compreende os oceanos, os mares e as águas continentais.
O volumede água que a Terra possui é tão grande, que está estimado em, aproximadamente, 1,4 bilhão de Km cúbicos! É por isso que comumente nos referimos à Terra como o planeta “Água “.
| |


Para estudarmos como essa água se distribui, recorremos à hidrografia; conhecer ahidrografia de uma região significa estudar o ciclo da água proveniente da atmosfera ou do subsolo. Vejamos:

O vapor de água existente na atmosfera, ao condensar-se, precipita em direção à superfície. Quando a água a atinge, ela pode seguir três caminhos: pode escorrer por sobre a superfície, pode infiltrar-se no solo, ou pode evaporar. Ao evaporar-se, a água retorna à atmosfera na forma de vapor; jáa água que se infiltra no solo, e a que escorre pela superfície, segundo à lei da gravidade, vão em direção das depressões ou partes mais baixas do terreno, onde formam rios, lagos e oceanos, que, por sua vez, também sofrerão evaporação constantemente, alimentando a atmosfera de vapor de água.... E assim por diante, num ciclo que nunca termina.
Ação das águas das chuvas
Quando as chuvasprecipitam, as águas podem seguir três caminhos: podem subir para a atmosfera através do processo de evaporação; podem infiltrar-se no solo e conformar-se como água subterrânea, ou podem, ainda, escorrer pela superfície terrestre sob a forma de enxurradas e torrentes, exercendo ação erosiva.
A queda dos pingos de chuva provoca a erosão dos solos, lavando-o e carregando seus nutrientes e sedimentos. Esseprocesso é chamado de lixiviação.
Em áreas de clima chuvoso, a lixiviação e as enxurradas acontecem com forte intensidade, assim como em encostas montanhosas de cobertura vegetal devastada, e aí é que está o problema.


Se não existe vegetação para proteger a superfície, barrando os pingos de chuva, a ação das enxurradas e das águas que se infiltram no solo (águas subterrâneas), originamgrandes buracos que podem destruir áreas cultiváveis de terra, ou prejudicar a agricultura já existente.

A atuação das chuvas, enxurradas e torrentes, seguem, geralmente, a seguinte seqüência: erosão, transporte (ou escoamento) e acumulação pluvial (onde acumulam-se os sedimentos ou dejetos).


Ação das águas dos rios
Os rios são correntes de água com leito definido e vregular, que pode mudar aolongo do ano devido à secas prolongadas ou períodos chuvosos excepcionais. Quanto maior for a vazão e a inclinação do leito de um rio, mais intenso é o seu poder de erosão.
Os rios realizam, essencialmente, três processos de construção e modificação do relevo: 
1) erosão;
2) transporte de sedimentos;
3) sedimentação.
Quando ocorre a sedimentação, têm origem as planícies e os deltas.

Os...
tracking img