Bacharel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 45 (11149 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de agosto de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A CONTRIBUIÇÃO DO BALANCED SCORECARD COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO NAS EMPRESAS DE PEQUENO PORTE




1 INTRODUÇÃO


Com o crescente avanço da globalização e da tecnologia, as empresas passaram a necessitar ainda mais de informações rápidas e precisas, que auxiliem os gestores nas tomadas de decisões. As empresas, principalmente as de pequeno porte, estão cada vez mais conscientes de que asmudanças são necessárias e inevitáveis, visto que o mercado se torna a cada dia mais competitivo. Investir em melhorias de processos, produtos e serviços é uma forma de se obter vantagem competitiva de maneira sustentável, para que elas possam se sobressair no mercado agregando valor.
Inseridas nesse novo ambiente, essas empresas necessitam cada vez mais de ferramentas de gestão adequadas, tantopara seu gerenciamento como também para a medição de seu desempenho, principalmente dos seus ativos intangíveis.
Assim, o Balanced Scorecard, um sistema de informação composto tanto de medidas financeiras como de não financeiras, vem para auxiliar o gestor em todo o processo de gestão baseado nas suas quatro perspectivas – financeira, clientes, processos internos e aprendizado e crescimento -promovendo um equilíbrio organizacional e tendo ainda como ponto de partida a missão e a estratégia da empresa.
De acordo com Cimino (2004) o Balanced Scorecard cria uma estrutura e uma linguagem para comunicar a missão e a estratégia a toda a empresa, além de utilizar indicadores para informar seus funcionários sobre vetores do sucesso atual e futuro; o que mantém a empresa conduzida pelaexcelência de gestão e qualidade, funcionando ainda como sistemas adaptáveis ao ambiente de negócios.
O Balanced Scorecard tem como principal objetivo unir a visão estratégica com as fases de execução e controle do processo de gestão, evidenciando, assim, a importância da gestão formal e do planejamento estratégico, principalmente nas pequenas empresas.


1.1 CARACTERIZAÇÃO DO PROBLEMASegundo o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas), as micro e pequenas empresas representam aproximadamente 98 % das empresas brasileiras e são responsáveis por cerca de 65% dos postos de serviços em todo o país. Mas, apesar da importância das empresas deste segmento, muitos são os problemas enfrentados pelas mesmas.
No caso das empresas de pequeno porte, a falta deconhecimento das técnicas gerenciais e de instrumentos que os auxiliam na gestão de seus negócios é um dos grandes responsáveis pela maioria dos problemas enfrentados por essas empresas, pois conhecimento sobre o negócio em si os empresários têm, devido à vasta experiência na área, eles só não sabem administrar o negócio. Ainda, por serem de pequeno porte, essas empresas se tornam mais suscetíveis àsdificuldades e mais vulneráveis a riscos do que as grandes empresas.
Assim, os gestores dessas pequenas empresas são os que mais necessitam ter conhecimento sobre estes instrumentos de gestão, desde o planejamento, controle até a avaliação de seu desempenho, considerando o fato de que um pequeno erro pode levar ao fracasso.
Diante desse contexto surge a seguinte questão:
Como o Balanced Scorecardpode contribuir para o melhor gerenciamento das empresas de pequeno porte?


1.2 OBJETIVOS


1.2.1 Objetivo geral


Verificar qual a contribuição do Balanced Scorecard quando utilizado como instrumento de gestão nas empresas de pequeno porte.


1.2.2 Objetivos específicos


a) descrever o Balanced Scorecard como instrumento de gestão;
b) apresentar uma proposta de implantação doBalanced Scorecard em pequenas empresas baseado em modelo já existente;
c) analisar a relação entre a gestão organizacional das empresas em estudo e o Balanced Scorecard.
1.3 JUSTIFICATIVA


Considerando a importância que as pequenas empresas representam no atual cenário econômico, gerando emprego e renda às famílias, e aumentando a riqueza produzida pelo país, essas empresas são as que mais...
tracking img