Bacharel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5748 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
superior de tecnologia em gestão ambiental

renata pereira pinto

Recuperação e preservação da lagoa da olaria do município de várzea da palma- mg

Pirapora
2011
renata pereira pinto

Recuperação e preservação da lagoa da olaria do município de várzea da palma- mg

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado a Universidade Norte doParaná- Unopar, como requisito parcial para obtenção do titulo de Tecnólogo ejm Gestão Ambiental.

Professor Supervisor: Ewerton de Oliveira Pires

Pirapora
2011

Dedico este trabalho a meus pais, Sonia Luiza Pereira Pinto e Manoel Pinto Neto, a Deus que me proporcionou chegar até aqui e a todos que de alguma forma contribuirão e acreditaram em mim.

AGRADECIMENTOS
Agradeçoprimeiramente a Deus, que com sua infinita bondade me proporcionou chegar até aqui, que me deu força, saúde, momentos únicos em minha vida.
Tenho muitas pessoas a agradecer, umas pela ajuda, outras pelas criticas, incentivos, sugestões, apoio, companheirismo, enfim a todos que de alguma forma contribuíram para que esta caminhada, de 2 anos e meio se tornar-se mais prazerosa.
Mas emmeio a tantas, umas se destacam, agradeço em especial, com muito amor, a minha mãe e meu pai, pelo incentivo e pelo amor incondicional a mim e aos meus irmãos.
Agradeço a minha irmã Raquel pelas dicas e sugestões, a minha tia Noelí, amiga e confidente, que tanto me ajudou nesta caminhada. Mas um agradecimento em especial ao Dr. Douglas Cunha de Souza, que me suportou por longos diasno estágio e pelas nossas longas conversas, debates, visitas de campo à Lagoa, a você, Douglas, meu especial agradecimento, e aos meus colegas de classe por esta longa e feliz caminhada.

PINTO, Renata Pereira. Recuperação e Preservação da Lagoa da Olaria do Município de Várzea da Palma- MG. 2011. 28 f. Trabalho de Conclusão do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental(Graduação) – Universidade Norte do Paraná-UNOPAR.

RESUMO

O objeto de estudo foi uma lagoa a margem direita do Rio das Velhas. Afirmando que existe uma série de fatores responsáveis pela degradação do ambiente estudado, todos eles pela ação antrópica, o objetivo desta pesquisa é mostrar a necessidade de se fazer um estudo mais elaborado de forma interdisciplinar das causas dadegradação ambiental e formas de recuperá-la. A metodologia se deu por visitas de campo, entrevista com a comunidade ribeirinha, matéria vinculada pela inter TV. Concluindo que através deste estudo, surge a necessidade da elaboração de projeto, voltado a recuperação e preservação deste ecossistema, tendo como finalidade, analisar e mitigar os impactos ambientais gerados pela ação do homem aoseu entorno de modo interdisciplinar.

Palavras chaves: Lagoas marginais; Recuperação; Preservação.

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO .........................................................................................................7

2. JUSTIFICATIVA ......................................................................................................9

3. OBJETIVO.............................................................................................................11
3.1 Objetivo geral.................................................................................................................................11
3.2 ObjetivoEspecifico.........................................................................................................................11

4. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA .............................................................................12
4.1 A importância da água e lagoas marginais....................................................................................12
4.2 Desequilíbrio ecológico com a perda da biodiversidade e área verde...........................................13
4.3...
tracking img