Bacharel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2820 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Manual de Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

FTC EAD – 2ª Edição

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO – TCC

Apresentação Querido aluno e querida aluna, A escrita possibilitou ao ser humano criar formas de registrar suas idéias e de se comunicar. A linguagem escrita é especial porque permite que a vida que levamos hoje seja conhecida pelas gerações que virãodepois de nós. Durante toda a vida é necessário escrever textos, sejam cartas, bilhetes ou textos mais complexos, que necessitem de alguns detalhamentos na forma e estruturação, de modo que se tornem mais concisos e claros. Esses textos podem ser exemplificados por trabalhos de conclusão de cursos de Graduação ou de Especialização, Dissertações de Mestrado, Teses de Doutorado, dentre outros. Estetexto aborda estes tópicos, de forma a dar a vocês, estudantes, base para a construção de seu Trabalho de Conclusão de Curso – TCC. Através de conceitos e exemplos, apresentarei como se deve iniciar, desenvolver e concluir o TCC. Portanto, o objetivo desse texto é auxiliar na elaboração do TCC da Pós-Graduação da FTC EAD. Vamos, então, iniciar nosso estudo para a construção do TCC e nos aventurarnessa nova etapa e deixar nossas marcas, nossos registros e apresentar ao mundo como você concebe os estudos dessa pós-graduação, como os vê, como os interpreta e como pode contribuir para uma ação justa na nossa sociedade.

Um grande abraço.

Coordenação de Ensino da Pós-Graduação

1. QUESTÕES SOBRE UM TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) 1.1 O estudante de Pós Graduação frente ao TCC A novaetapa da formação acadêmica, a partir do ensino superior, requer do estudante uma exigência específica para a continuidade dos estudos onde se demanda a conscientização que o resultado do processo depende fundamentalmente dele mesmo.

Essa visão é sustentada na fala de Severino (2002:23), quando afirma que

(...) Seja pelo próprio desenvolvimento psíquico e intelectual, seja pela próprianatureza do processo educacional desse nível, as condições de aprendizagem transforma-se no sentido de exigir do estudante maior autonomia na efetivação da aprendizagem, maior independência em relação aos subsídios da estrutura do ensino e dos recursos institucionais que ainda continuam sendo oferecidos. O aprofundamento da vida científica passa a exigir do estudante uma postura de auto-atividadedidática que será, sem dúvida, crítica e rigorosa. Todo o conjunto de recursos que está na base do ensino superior não pode ir além de sua função de fornecer instrumentos para uma atividade criadora.

Diante da consciência da autonomia frente a sua formação acadêmica, o estudante deve se “(...) empenhar num projeto de trabalho (...), apoiado no domínio e na manipulação de uma série de instrumentosque devem estar contínua e permanentemente ao alcance de suas mãos”. (idem, p.24) Assim é, a partir desses instrumentos que ele organiza sua vida estudantil e se disciplina na sua pesquisa. Ainda segundo Severino, “Este material didático e científico serve de base para o estudo pessoal e para a complementação dos elementos adquiridos no decurso do processo coletivo de aprendizagem (...)” (p. 24).Portanto, o embasamento teórico, apoiado em bibliografias e justificado por esse nível de ensino, é de fundamental importância para a aprendizagem e para a elaboração do projeto de trabalho. Dessa forma, torna-se necessário a construção de uma biblioteca pessoal ou a ida a bibliotecas para a leitura de livros fundamentais para o desenvolvimento dos estudos.

Severino salienta que
O estudanteprecisa munir-se de textos básicos para o estudo de sua área específica, tais como um dicionário, um texto introdutório, um texto de história, algum possível tratado mais amplo, algumas revistas especializadas, todas obras específicas à sua área de estudo e a áreas afins. (p.25)

Tais estudos possibilitarão ao estudante a criação de um contexto, um quadro teórico geral e a maturação do próprio...
tracking img