Bacharel em biotecnologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (967 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
LAVIRCULTURA

Cultura de larvas de peixes, crustáceos e moluscos para reprodução, em tanques especiais, com controle de temperatura e salinidade da água e outros cuidados: larvicultura de peixes deágua doce.
A piscicultura mundial tem apresentado um aumento significativo, onde o Brasil tem se destacado na produção de peixes de água doce. E, para tanto, surge à necessidade da obtenção delarvas de boa qualidade, que pode ser por meio do extrativismo ou por produtores especializados.
É considerada larva de um peixe o animal recém-eclodido, que se alimenta de sua reserva energética(vitelo). Nessa fase, a fisiologia do peixe passa por diversas etapas de desenvolvimento, tal como a abertura da boca e formação do trato digestório (para futuras alimentações exógenas) e a insuflação davesícula gasosa (para a flutuabilidade e locomoção na água). A duração desse estágio depende basicamente das condições ambientais e da espécie.
O ato de retirar as larvas de peixes do ambiente natural ébastante antigo. E, por meio disto, foi possível aumentar a produção de pescado há alguns séculos atrás. Atualmente essa atividade está bastante reduzida, uma vez que a técnica de produção dessesorganismos em ambientes artificiais e controlados vem sendo dominadas e aperfeiçoadas dia a dia. Contudo, ainda é possível visualizar esta atividade extrativista, principalmente em pisciculturas marinhas.A produção de larvas em cativeiro surge para acompanhar o crescimento das pisciculturas, fornecendo peixes de boa qualidade e em grandes quantidades. Isto vem ocorrendo desde a inserção da primeirapiscicultura na Alemanha em 1850. No Brasil, a produção de larvas de peixes é voltada tanto para os peixes nativos, tendo como exemplo o tambaqui e pacu, assim como produção de espécies exótica comoatilápia-do-Nilo.
A produção de ovos para a larvicultura pode ser via reprodução artificial, que envolve o uso de hormônios (natural ou sintético), que é injetado nos peixes sexualmente maduros para...
tracking img