Bach

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1880 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
NOTA INTRODUTÓRIA

No âmbito do 4º ano do Curso de Licenciatura de Enfermagem, no Ensino Clínico VIII, na área de Enfermagem Médico - Cirúrgica, a realizar no serviço de Medicina III e Reumatologia – Homens e a decorrer nos Hospitais da Universidade de Coimbra, no período de 3 de Março a 20 de Junho de 2008, foi proposta a elaboração de um Projecto de Ensino Clínico que servirá como guia deorientação pessoal nos objectivos que pretendo atingir bem como das actividades que farei para o conseguir.

Planear é adequar um conjunto de procedimentos, é antecipadamente saber o quê e como fazer, o porquê de o fazer, com a finalidade de atingir, num determinado momento, objectivos que permitam direccionar a nossa conduta e avaliar, a posteriori, o nosso desempenho.

O projecto de EnsinoClínico funciona, assim, como um guia de orientação para consulta durante o Ensino Clínico VIII, de forma a identificar lacunas ou actividades não desenvolvidas. Permitirá no final do estágio reflectir sobre os objectivos propostos, as actividades delineadas ao nível do processo utilizado, o resultado obtido e as ainda as dificuldades sentidas.
Para a realização deste documento utilizei o GuiaOrientador do Ensino Clínico VIII, o Guia Orientador para a Elaboração de Trabalhos Escritos de 2005, bem como me foi útil a observação da dinâmica do Serviço ao longo destas duas primeiras semanas de Ensino Clínico.
Este Ensino Clínico constitui-se como o último da jornada enquanto alunos. No entanto, a necessidade de aprendizagem, a busca do conhecimento, a constante actualização cientifica etecnológica, são aspectos que deverão prosseguir connosco ao longo da vida agora enquanto alunos e mais tarde como profissionais de Enfermagem, para que os cuidados possam ser sempre prestados ao melhor nível, em prol do bem estar do utente.

OBJECTIVOS DO ENSINO CLÍNICO VIII
1. OBJECTIVOS GERAIS

De acordo com o Guia Orientador do Ensino Clínico VIII pretendem atingir-se sete grandes objectivos queenglobam e resumem o nosso percurso enquanto alunos e futuros profissionais de Enfermagem que se pretende ser proveitoso, absoluto e enriquecedor.

No mesmo documento são definidos objectivos gerais para o Ensino Clínico VIII, que são os seguintes:

Objectivo 1 – Integrar-se no ambiente da prestação de cuidados contribuindo para um clima relacional favorável ao desenvolvimento pessoal eprofissional dos intervenientes.

Objectivo 2 – Integrar (e respeitar) os princípios éticos, deontológicos e responsabilidade profissional em todo o ambiente de cuidados.

Objectivo 3 – Comunicar atendendo às relações interpessoais no contexto do ensino clínico.

Objectivo 4 – Conceber cuidados de enfermagem de acordo com as necessidades da pessoa/família/comunidade.

Objectivo 5 – Prestarcuidados de enfermagem à pessoa/família/comunidade aos três níveis de prevenção inserido numa equipa pluridisciplinar.

Objectivo 6 – Desenvolver o pensamento crítico, flexível, criativo e de aprendizagem ao longo da vida.

Objectivo 7 – Identificar situações imprevisíveis manifestando capacidade de resolução de problemas.

2. OBJECTIVOS ESPECÍFICOS

Os objectivos específicos funcionam comoobjectivos operacionais, isto é, são menos abrangentes que os gerais e, ao contrário destes, são autopropostos. Deste modo, são encarados como o meio de atingir os objectivos gerais para o presente Ensino Clínico.

Optei então por referir objectivos específicos de acordo com cada objectivo geral proposto, com vista à facilitação da minha aprendizagem, pois se o trabalho for devidamente estruturado ecom objectivos pré-definidos, o processo é mais facilmente compreendido, tanto para mim como para as pessoas que terão oportunidade de ler o documento e saber em que pontos específicos deve incidir a minha aprendizagem.

Objectivo 1 – Integrar-se no ambiente da prestação de cuidados contribuindo para um clima relacional favorável ao desenvolvimento pessoal e profissional dos intervenientes....
tracking img