Bach e Pink Floyd - Pe Bertrand Labouche

14538 palavras 59 páginas
Pe. Bertrand Labouche

Bach e Pink Floyd

Música clássica e música rock

Índice
I- Os elementos da música
A melodia
A harmonia
O ritmo
II- A beleza na música
O intróito Resurrexi
Um prelúdio de JS Bach
A sonata Appassionata
III- A música rock
O ritmo
A harmonia
A melodia
Os efeitos especiais
Os textos
Um exemplo de rock
“rock de qualidade”
O “rock cristão”

BACH E PINK FLOYD
Breve estudo comparativo entre a música clássica e o rock
De cada cem CDs vendidos no mundo, noventa são de rock. É impossível ignorar este fenômeno internacional, que envolve milhões de pessoas e representa milhões de horas de audição. Analisemos um pouco essa música inseparável da vida quotidiana da juventude atual.
Designaremos por “música rock” aquele tipo de música que os jovens escutam desde 1950 até nossos dias. Incluímos o velho “rock n’roll” dos anos 50, o boggie-woogie, o blues, a música dos Beatles, o pop, o hard rock, o punk rock, o heavy metal, o acid rock, o techno, o rock psicodélico, o funk, o rap, etc. Todos esses diversos tipos pertencem a uma mesma família; compartilham entre si características essenciais, utilizando os mesmos princípios de composição e de interpretação. São estes princípios específicos que chamam nossa atenção.
O objetivo deste trabalho é considerar o rock sob o prisma musical, considerá-lo única e exclusivamente como música, composto de elementos comuns a todo gênero de música: melodia, harmonia e ritmo.
Apesar de serem comuns a toda música, esses três elementos não ficam dispostos da mesma forma, nem têm a mesma importância. Bach e U2, Chopin e AC-DC, Dvorak e Black
Sabbath, Haendel e Rolling Stones, utilizam em suas composições melodia, harmonia e ritmo mas não do mesmo modo. Como é que esses músicos utilizam tais elementos? Na prática, qual é a diferença, musicalmente falando, entre o solo de um guitarrista de Pink Floyd e uma Fuga de
Bach? Responder a essas perguntas é justamente o que desejamos.
Mas a

Relacionados

  • NDICE POR AUTORES ALEXANDRIA CATOLICA
    5606 palavras | 23 páginas