Babylon

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1154 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de História


A. Valentina, Ashelen, Bianca e Braiam. T:301


________________________________________________


Os movimentos operários


O crescimento das cidades e o avanço da industrializaçao tiveram como consequência o desenvolvimento de uma classe operária numerosa, sobre tudo no eixo Rio-Sao Paulo.
Descontente com seus salários e com a situaçao econômica do país,associada a constantes elevaçoes de custo de vida, o proletariado urbano se organizou em associaçoes e sindicatos, com o objetivo de ajudar-se mutuamente e lutar por melhores condiçoes de vida e trabalho. A influência dos anarquistas, principalmente de origem italiana e espanhola, e depois dos comunistas, dava uma base ideológica aos movimentos operários, estimulando greves e outras atividadesorganizativas e reivindicatórias.

O crescimento da indústria na república foi acompanhado de crescente movimentaçao operária. O estado, estava mais diretamente a serviço das classes dominantes, considerava essa movimentaçao de trabalhadores como crime, e a reprimia violentamente.
Da mesma forma que a capoeira era proibida pelo código penal de 1890, por ameaçar a ordem constituída, as leis AdolfoGordo previam a expulsao do país para estrangeiros considerados indesejáveis para a “manutençao da ordem”. A cada movimento grevista, diversos imigrantes eram expulsos do Brasil. A polícia invadia domicílios, espancava e deportava líderes operários e fechava associaçoes de trabalhadores.

Mesmo assim, os trabalhadores conquistaram diversas vitórias, tanto em termos salariais e de condiçoes detrabalho quanto em termos de legislaçao trabalhista: nesse período foram aprovadas algumas leis em defesa dos trabalhadores nos estados e no âmbito federal.


Movimentos operários em Sao Paulo

 O movimento operário começou no século XIX, e teve ascensão entre 1905 -1908, quando aconteceu a primeira onda de greves,principalmente em São Paulo .em 1906 foi realizado o primeiro Congresso Operário quedecidiu criar a confederação Operária brasileira posição defendida pelos anarco-sindicalista 

Greve Geral de 1917 :é o nome pela qual ficou conhecida a paralisação geral da indústria e do comércio do Brasil, em Julho de 1917, como resultado da constituição de organizações operárias de inspiração anarquista aliada à imprensa libertária. Esta mobilização operária foi uma das mais abrangentes e longas dahistória do Brasil.
A greve geral de 1917 no Brasil faz parte de um processo de politização dos trabalhadores brasileiros. Esta politização se deu em parte graças à ideias e princípios organizacionais aportados no país junto com trabalhadores europeus, italianos e espanhóis que imigraram para o Brasil buscando melhores condições de vida a partir da segunda metade do século XIX.


Houve uma onda degreves iniciada em São Paulo em duas fábricas texteis do Cotonifício Rodolfo Crespi e, obtendo a adesão dos servidores públicos, rapidamente se espalhou por toda a cidade, e depois por quase todo o país. Logo se estendeu ao Rio de Janeiro, e outros estados, principalmente ao Rio Grande do Sul.

As ligas e corporações operárias em greve, juntamente com o Comitê de Defesa Proletária decidiram nanoite de 11 de Julho numeraram 11 tópicos através dos quais apresentavam suas reivindicações:
1. - Que sejam postas em liberdade todas as pessoas detidas por motivo de greve;
2. - Que seja respeitado do modo mais absoluto o direito de associação para os trabalhadores;
3. - Que nenhum operário seja dispensado por haver participado ativa e ostensivamente no movimento grevista;
4. - Queseja abolida de fato a exploração do trabalho de menores de 14 anos nas fábricas, oficinas etc.;
5. - Que os trabalhadores com menos de 18 anos não sejam ocupados em trabalhos noturnos;
6. - Que seja abolido o trabalho noturno das mulheres;
7. - Aumento de 35% nos salários inferiores a $5000 e de 25% para os mais elevados;
8. - Que o pagamento dos salários seja efetuado pontualmente,...
tracking img