Baby boomer, x, y, z

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1656 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADES INTEGRADAS TORRICELLI
Comunicação Social – PUBLICIDADE E PROPAGANDA

Gerações: Baby Boomers, X, Y e Z

Guarulhos 2012

Geração Baby Boomers (1945 – 1964)

Baby Boomers é uma definição genérica para crianças nascidas durante uma explosão populacional. A descrição mais simples da Geração Baby Boomers é aquela que compreende pessoas que nasceram nos Estados Unidos entre 1945 e1964. Em geral, a atual definição de Baby Boomers, se refere aos filhos da Segunda Guerra Mundial, já que logo após a guerra houve uma explosão populacional. Hoje eles são os indivíduos que foram jovens durante as décadas de 60 e 70 e acompanharam de perto as mudanças culturais e sociais dessas duas décadas. O termo Baby Boomers popularizou-se no pós Segunda Guerra

Mundial, quando houve umaumento importante da natalidade nos Estados Unidos. Muitos soldados estavam voltando para suas casas, e a natalidade aumentou.

Caracterizando os Boomers

O primeiro ponto importante é que eles não se sentem velhos. O Boomers típico, de 50 anos de idade, se sente como tivesse 35. Por isso, os Boomers querem fazer diferente e o estereótipo da velhinha de 60 anos é absolutamente rejeitado por eles.Boomers de 60 anos não têm cara de velho. Outro aspecto a ressaltar é que o ciclo de vida da família dos Boomers é diferente do vivido pelas gerações anteriores. A ideia de ser estudante até 20 e poucos anos, casar com cerca de 25, dedicar-se à carreira até mais ou menos os 65, ter e criar filhos a partir dos 30 e aposentar-se por volta de 65 anos não se aplica aos Boomers. Simplesmente a vidadeles não é assim! Ocupam os mais diversos papéis nas mais diversas idades: separam-se e casam de novo, são avós e pais de bebês ao mesmo tempo e iniciam carreira de empreendedor após perderem o emprego tradicional, nada muito certinho e linear como a geração anterior.

Quais os principais eventos que os Baby Boomers participaram? O evento histórico de definição da Geração Baby Boomers foi aGuerra do Vietnã. Mas eles também mencionam como grandes acontecimentos os assassinatos de JFK, Robert Kennedy e Martin Luther King, movimento pelos direitos civis e protestos e subversões, Watergate, a renúncia de Nixon, o embargo do petróleo, inflação elevada e escassez de gasolina. Culturalmente eles são pioneiros, e isso distinguiu os Boomers dos seus pais, eles viram o homem pisar na Lua, foramhippies, assistiram o fime da Guerra Fria, a liberação feminina, o rock & roll (Elvis Presley, Little Richard, Buddy Holly, Bob Dylan, Beatles, Rolling Stones e The Who), a queda do muro de Berlim, a revolução sexual, o movimento gay, a revolução da informática e da Internet, o surgimento das preocupações ambientais Os Baby Boomers foram à primeira geração que cresceu em frente à TV. Eles puderamcompartilhar eventos culturais e marcos com todas as pessoas no seu grupo de idade, independentemente de onde elas estavam. Todos eles assistiram a Guerra do Vietnã nas suas salas de estar. No Brasil passaram pelos tempos sombrios da ditadura, do milagre econômico, da retomada da democracia, a morte de Tancredo Neves e curtiram a bossa-nova, a jovem-guarda, a tropicália os embalos de sábado à noitee a força do rock nacional, alguns com direito à participação no Rock in Rio. É natural que não se sintam velhos – foram atores das grandes mudanças que transformaram o mundo e o nosso país. Eles podem! Julgam-se merecedores, querem estar no controle, valorizam a ética, e são otimistas. Essa identidade é de muitas formas, bastante cética. Aos vinte anos, os Boomers cunharam a famosa frase "Nãoconfie em ninguém com mais de 30 anos" em plena Guerra do Vietnã.

Eles foram chamados de "Geração Eu" porque foi à primeira geração a fazer um intervalo entre a infância e a idade adulta, e a explorar o fato de ser jovem. Eles se casaram e tiveram filhos mais tarde, e gastaram bastante com si mesmos. De modo controverso, eles também são uma das gerações mais ativas e menos egoístas de todos os...
tracking img