Babilonia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2989 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Mesopotâmia
Com o inicio do sedentarismo, povos se instalaram entre os rios Tigre e Eufrates, uma vasta área plana com terra fértil, clima favorável a agricultura, e agua fresca que descia das montanhas. É localizado na área do Crescente Fértil, exatamente em um local em que a maior parte das terras vizinhas era muito árida para qualquer cultivo. Esse local foi nomeado Mesopotâmia, cujo seusignificado é “terra entre dois rios”.
Esses dois rios correm através da Turquia, da Síria e do Iraque, desembocando no Golfo Pérsico.

A localização da antiga Mesopotâmia.
A Mesopotâmia é conhecida como o berço da civilização, algumas de suas cidades datam do começo do registro da história, e a que mais se destaca é a Babilônia.


Descoberta da antiga cidade dos Jardins SuspensosBabilônia foi uma cidade-estado localizada na antiga Mesopotâmia. As ruínas da cidade-estado são encontradas na atual cidade de Al Hillah, na província Babil, que é o atual Iraque, por volta de 85km ao sul de Bagdá.
Babilônia evoluiu após o colapso do Império Acadiano. As ruínas dessa antiga cidade-estado se resumem a um monte de edifícios de tijolos de barro e detritos na planície fértil daMesopotâmia entre os rios Tigre e Eufrates. A cidade foi construída ao longo desses dois rios, e dividida em partes iguais ao longo de suas margens (de ambos os lados), com taludes íngremes para conter as cheias sazonais.
Recursos históricos disponíveis sugerem que a Babilônia inicialmente foi uma pequena cidade que apareceu no terceiro milênio a.C. A cidade alcançou sua independência , com ascensãoda primeira dinastia Amorita da Babilônia , em 1894 a.C.
O Império da Babilônia teve um papel importante na história da Mesopotâmia, a sua fundação provavelmente foi em 1950 a.C. Para sua época, o povo babilônico era bem avançado, demonstrando grandes conhecimentos em arquitetura, agricultura, direito e astronomia.

Babilônia e sua história
O livro de Genesis conta que os descentes de Noése instalaram no local em que seria a Babilônia.
Por volta de 1900 a.C., um novo processo de invasão territorial dizimou a dominação dos sumérios e acádios na região mesopotâmica. Os amoritas, povo oriunda da região sul do deserto árabe, fundaram uma nova civilização que tinha a Babilônia como sua cidade principal.
Afirmando ser a sucessora da antiga Eridu (hoje conhecida como Tell AbuShahrain), Babilônia eclipsou Nippur como a “cidade santa” da Mesopotâmia, durante a época em que um rei amorita chamado Hamurabi, criou o primeiro Império Babilônico.
Promovendo a unificação dos territórios mesopotâmicos, Hamurabi também elaborou o mais antigo código de leis escritos do mundo.
Apesar de tantas conquistas de construção de um Estado bastante organizado, os babilônicos nãoresistiram as ondas de invasões que ocorreu após o falecimento de Hamurabi. Ao mesmo tempo em que hititas e cassitas tomavam parcelas do domínio babilônico, outras revoltas internas estavam ocorrendo, abrindo espaço para a hegemonia dos reinos rivais.
Entre os anos de 1300 a 600 a.C., os mesopotâmicos assistiram a dominação assíria, marcada pela sua poderosa engrenagem militar.
Por volta de 612 a.C.,a sublevação dos povos dominados e a ação invasora dos amoritas e caldeus instituíram o fim do Império Assírio e a organização do Segundo Império Babilônico, também chamado Império Neobabilônico.
Nesse novo contexto, destacamos a ação do Imperador Nabucodonosor, que reinou de 612 a 539 a.C.. Durante o seu governo, a civilização babilônica vivenciou o auge do desenvolvimento arquitetônico,representa pela construção das muralhas que protegiam a cidade, os palácios que foram enfeitados com lindos mosaicos coloridos e transparentes e acredita-se que os Jardins Suspensos da Babilônia foi um de seus feitos também.
Nabucodonosor determinou, então, transformar Babilônia a mais bela cidade do seu tempo, para que você lembrada pela posterioridade.
Durante o regime de Nabucodonosor também...
tracking img