AÇÃO EDUCATIVA DE MATERIAIS PERFUROCORTANTES

810 palavras 4 páginas
Escola de Saúde e Administração
ESSA

Integrantes: Bruna Bezerra de Sousa
Daniela Michael Gonçalves
Eliane Cristina Maldonado Silva
Elisangela do Carmo de Oliveira
Gisliane Alves de Oliveira
Jodson Santos Batista
Marystela Francine
Ricardo Crispim Roseli Benedicto Jacintho
Tamires Cristina de Freitas Sousa

Professor: Francisco Madio Sanchez

2013

Ação educativa: Instrução sobre o descarte de materiais perfurocortantes (descartáveis)

Público-alvo: Auxiliares de enfermagem

Objetivo Considerando o grande número de acidentes com materiais perfurocortantes descartáveis em enfermarias, nossa ação educativa visa instruir os auxiliares de enfermagem sobre o descarte correto dos mesmos, evitando assim o ferimento e principalmente os riscos de contaminação. A melhor prevenção contra esses acidentes de trabalho é a informação.

Materiais perfurocortantes

Materiais perfurocortantes são objetos ou qualquer material pontiagudo, ou que contenham fios de corte capazes de causar perfurações ou cortes (segundo a Resolução nº 5/93 do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente)). A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) classifica como materiais perfurocortantes os objetos e instrumentos que contenham cantos, bordas, pontos ou protuberâncias rígidas e agudas capazes de cortar ou perfurar.

Existem dois tipos de materiais perfurocortantes:

Descartáveis

Aqueles de uso único / individual, que devem ser descartados logo após o uso. Exemplos: seringas e agulhas, equipos, ampolas, vidros de medicamentos.

Reutilizáveis

Aqueles objetos que podem ser utilizados mais de uma vez, desde que esterilizados. Esterilização de materiais é a eliminação da vida microbiológica dos mesmos. Uma tesoura cirúrgica, por exemplo, pode ser lavada e ela estará apenas limpa. Para ser esterilizada é necessário que seja submetida ao calor durante um determinado tempo, destruindo todas as

Relacionados