Ação articularoda - trabalho do pedagogo nos espaços escolares

1248 palavras 5 páginas
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO pedagogia rafaela aparecida houklef

Articulação integradora

Cuiabá
2013

rafaela aparecida houklef

Articulação integradora

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Psicologia da Educação, O Tabalho do pedagogo nos espaços educativos, Comunicação e linguagem, Educação e diversidade: relações Étinico raciais.

Prof . Carlos Eduardo Gonçalves Vilze Vidotte Juliana Fogaça Fabio Luiz

Cuiabá
2013

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem a preocupação de fazer uma reflexão da participação do pedagogo no espaço escolar, levando em consideração as atribuições do pedagogo e suas relações com as disciplinas ensinadas neste semestre.
Vale ressaltar que o processo de ensino-aprendizagem do futuro pedagogo, precisa estar pautado na necessidade de ser um professor critico- reflexivo que pensa no que faz e analisa para se saber se obteve algum sucesso, diante da precariedade do sistema de ensino no país cada vez mais se faz necessário à formação consciente do professor e principalmente do pedagogo que tem um vasto campo de atuação no que se refere à vida escolar.
Abaixo teremos uma reflexão sobre essas atribuições do pedagogo e suas contribuições para os trabalhos no meio da comunidade escolar juntamente com as disciplinas elencadas durante o semestre.

DESENVOLVIMENTO

Dentro da proposta realizada neste semestre, as atribuições genéricas realizadas por um pedagogo na instituição em que atua, das mais simples até as mais complexas são importantes. Mas as que chamaram a atenção dentre as atividades listadas foram:
- Coordenar a

Relacionados