Açude de bodocongó (150 anos de CG)

1020 palavras 5 páginas
TÍTULO: ASPECTOS FÍSICO-QUÍMICOS E MICROBIOLOGICOS DO AÇUDE DE BODOCONGÓ

AUTORES: BRASILEIRO, I. M. N. (UEPB) ; FIUZA, J. G. M. (UEPB) ; MARTINS, G. S. V. (UEPB)

RESUMO: O homem utiliza-se dos recursos naturais de uma forma desordenada, sem pensar nos malefícios futuros que isso pode trazer para a humanidade. O reconhecimento da importância da qualidade da água e o seu tratamento têm trazido benefícios para a saúde do homem. A qualidade da água pode ser determinada, a partir, de análises físico-químicas onde são encontrados íons presentes em alto nível, como também pelo controle microbiológico determinando-se a presença de microrganismos de origem fecal. Este trabalho tem como principal objetivo avaliar a qualidade da água do açude de Bodocongó/PB, a partir de análises físico-químicas e microbiológicas. Foi comprovado a partir da realização de analises físico-químicos e microbiológicas um alto nível de contaminação atestando impropria para qualquer uso.

PALAVRAS CHAVES: poluição, qualidade da água, análises físico-químicas e microbiológicas

INTRODUÇÃO: Atualmente, em decorrência da modernização tecnológica, do aumento populacional e do crescimento econômico desequilibrado, a natureza vem sofrendo diversas conseqüências de maneira agressiva. O homem utiliza-se dos recursos naturais de uma forma desordenada, sem pensar nos malefícios futuros que isso pode trazer para a humanidade. A destruição da natureza leva as transformações locais, regionais e em todo o planeta. Investir em política educacional no sentido de formar cidadãos conscientes e habilitados a exercerem o seu papel diante da sociedade pode ser uma maneira eficiente na transformação do meio, já que a educação é um dos principais instrumentos de realização de mudança social, como também ambiental (CAVINATO, 1992).
Através de uma educação ambiental eficaz poderá se ter pessoas que saibam usufruir os recursos naturais de forma racional, sem, no entanto degradá-los,além de buscar alternativas

Relacionados