Aços para matrizes

1348 palavras 6 páginas
ESCOLA SENAI “MARIO AMATO”
JOYCE SOUZA SANTANA
NICOLAS ROBERTO DA SILVA

AÇOS PARA MATRIZES

SÃO BERNARDO DO CAMPO
2014
H13
Generalidades
O aço GGD H13 é um Aço Ferramenta para Trabalho a Quente com uma excelente combinação entre dureza e resistência à fratura, com a manutenção destas propriedades em temperaturas até 600ºC, resistência a choques térmicos e às trincas por fadiga térmica, este aço possui ainda níveis de usinabilidade, polibilidade e resposta à texturização importante para o segmento de confecção de moldes para injeção de plásticos.
Composição Química – C(0,40) • Mn(0,4) • Si(1,0) • Cr(5,0) • Mo(1,30) • V(1,0)
Condições de Fornecimento – Fornecido no estado recozido com dureza máxima de 230 HB.

Características

- Alta tenacidade.
- Grande resistência ao amolecimento pelo calor.
- Boa resistência ao desgaste em temperaturas elevadas.
- Boa resistência à fadiga térmica.
- Excelente resposta ao polimento.
Aplicações
A combinação de suas propriedades, principalmente em temperaturas elevadas, faz do aço GGD H13 adequado o uso nas mais diferentes aplicações como: matrizes de forjamento a quente em prensas, matrizes para extrusão de alumínio e suas ligas, fundição sob pressão ou gravidade de ligas não ferrosas, moldes para injeção de polímeros abrasivos como os termofixos.
- Moldes para fundição sob pressão.
- Extrusão de metais leves.
- Moldes de injeção plástica de alto desempenho.

P20
Generalidades
Os aços tipo GGD P20 e GGD 2738 são os mais utilizados para a confecção de moldes de injeção de plásticos em geral. Fornecido no estado beneficiado (temperado e revenido) possui excelente propriedades mecânicas. Especialmente importante para este segmento, possui boa polibilidade e resposta a texturização. A confecção de moldes de grandes dimensões pode ser realizada com facilidade devida sua alta usinabilidade e homogeneidade de dureza ao longo de seções transversais

Relacionados