Azumira Diriodiases

1051 palavras 5 páginas
Tipos e Gêneros textuais: complemento Profa. Fernanda Zucarelli

TIPO: NARRAÇÃO E DESCRIÇÃO

RELATO
O QUE É? texto que apresenta informações básicas (fatos) referentes a um acontecimento específico (focalizam ações).
CONTEXTO DE CIRCULAÇÃO: como é acionado sempre que há necessidade de apresentar uma sequência específica de fatos, ocorre de rodas de “causos” a boletim de ocorrência.
INTERLOCUTORES: em relatos orais, sempre ocorrerá um interlocutor específico; em escritos nem sempre, mas é possível contar com um perfil muito específico.
ESTRUTURA: em um relato oral, por haver um interlocutor específico, torna-se possível interromper o discurso e fazer ajustes (maior liberdade)
LINGUAGEM: como o foco está na ação, um aspecto importante é o controle do tempo (verbo).

CARTA PESSOAL e E-MAIL
O QUE É? gênero em que o autor se dirige a um interlocutor específico; o e-mail surgiu com a internet e caracteriza-se pela maior rapidez.
CONTEXTO DE CIRCULAÇÃO: as cartas têm hoje circulação limitada (demora para entregar); o e-mail é um gênero de circulação geral, sendo quem enviar “escolhe” o interlocutor com quem deseja conversar.
LEITORES: natureza privada torna impossível definir um perfil mais geral para os leitores.
ESTRUTURA: nas cartas pessoais, há necessidade de usar um cabeçalho (local e data), a ele segue a identificação do interlocutor, enfim ocorre o texto; nos e-mails, a estrutura é semelhante, mas é automaticamente gerada.
LINGUAGEM: nível deve ser estabelecido conforme o interlocutor.

DIÁRIO
O QUE É? gênero em que são registrados acontecimentos cotidianos a partir de uma perspectiva pessoal.
CONTEXTO DE CIRCULAÇÃO: não são escritos para circular, por se tratar de um texto de natureza privada, confessional, pressupõe-se que somente o próprio autor tenha acesso a ele.
LEITORES: os próprios autores.
ESTRUTURA: há preocupação

Relacionados