Azul de bromotimol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2093 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Azul de bromotimol
O azul de bromotimol (BTB, a partir de seu nome na língua inglesa bromothymol blue) é um indicador de pH que em solução ácida fica amarelo, em solução básica fica azul e em solução neutra fica verde.

Este indicador atua como um ácido fraco em solução. Pode então se apresentar na forma protonada ou deprotonada, amarela e azul, respectivamente.
É tipicamente vendido na formade um sólido como sal de sódio do indicador ácido. Seu pKa é 7.10.

O azul de bromotimol é um indicador ácido-base orgânico sintético. É representado pela fórmula química C27H28Br2O5S, apresenta-se sólido em seu estado puro e em condições ambientes, praticamente inodoros, é parcialmente solúvel em água. É solúvel em alguns solventes orgânicos como álcool, soluções aquosas de álcalis e éteretílico. É pouco solúvel em benzeno, tolueno e xileno e praticamente insolúvel em éter de petróleo. Sua estrutura é formada por duas moléculas de timol (monoterpeno fenólico), que contem um átomo de bromo (Br) unido ao anel aromático e um anel benzênico ligado a um éster sulfônico cíclico. Comumente, essa substância é comercializada sob a forma de um pó químico branco.

Reação de viragem
Assim comoa maior parte dos indicadores, o azul de bromotimol é um ácido orgânico fraco; em meio ácido (nesse caso, abaixo de 6,0), apresenta coloração amarela, enquanto que em meio básico (acima de 7,6), a cor muda para azul. A mudança da cor ácida para a básica ou da básica para a ácida acontece em certos intervalos de pH, denominados faixas ou intervalos de viragem, que no caso do azul de bromotimol é de6,0 a 7,6. Quando o valor do pH está dentro da faixa de viragem, forma-se uma cor intermediária (esverdeada). Essa alteração da coloração apenas pode ser percebida pela visão humana quando varia aproximadamente duas unidades de pH.

Usos
É um indicador adequado para determinações de ácidos e bases fracos, preferencialmente em pH próximo de 7.
Uma de suas aplicações típicas como indicador é adeterminação de pH de aquários, tanques de peixes e águas de criadouros.
É também usado para observação de atividade fotossintética ou indicar respiração, pois torna-se amarelo na presença de CO2, assim como presença de ácido carbônico dissolvido em água, oriundo da dissolução do CO2.
Encontra também uso ocasional em laboratório como um corante biológico para microscopia em lâminas. Neste uso énormalmente azul, e uma gota ou duas de sua solução são usadas em uma lâmina com água. A lamínula é colocada sobre o topo da gota de água e o espécime nela, com o corante misturado. É algumas vezes usado para definir paredes celulares ou núcleos sob o microscópio.
Esta aplicação como corante microscópio encontra uso na determinação de fosfatidilcolina em líquido amniótico com a predição dasíndrome de angústia respiratória.
É usado em obstetrícia para a detecção de rompimento prematuro de membranas. O líquido amniótico geralmente tem um pH> 7,2 , o azul de bromotimol, portanto, torna-se azul quando em contato com vazamento de fluido a partir do âmnio. Como o pH vaginal normalmente é ácido, a cor azul indica a presença de líquido amniótico. O ensaio pode ser falso-positivo na presençade outras substâncias alcalinas, tais como sangue, sémen, ou na presença de vaginose bacteriana.
A razão de área de esfingomielina, determinada com a ajuda do azul de bromotimol permite a determinação de lecitina no líquido amniótico, relacionada com gestações complicadas pelo diabetes.

Preparação da solução do indicador

Solução aquosa a 0,4%
Esta solução é do sal sódico do indicadorpara uso em titulações e determinação colorimétrica de pH.
Trituram-se em gral de vidro limpo 0,4 gramas do indicador com 6,4 ml de solução de hidróxido de sódio a 0,1 M (4 g por litro). Dilui-se esta mistura a 1 litro com água desionizada ou destilada.
Outras formulações recomendadas incluem dissolução de 0,10 g em 8.0 mL de NaOH N/50 (0,8 g por litro) e diluição com água a 250 mL, para uso...
tracking img