Aziendalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2714 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Aziendalismo
Aziendalismo é uma teoria científica originada na Itália que determina como objeto de estudo da contabilidade a azienda, que por sua vez, designa como sendo o patrimônio sofrendo permanentes ações, de natureza econômica. A azienda também denominada como sendo a célula social onde o homem desenvolve atividades para a satisfação de suas necessidades.
Conforme o estudo do ProfessorFrancisco D'Ária sobre a perspectiva de Giuseppe Cerboni na utilização do termo no Brasil, em uma obra do ano de 1949, Cerboni afirma que as ações de natureza econômica devem contar com o "pensamento administrativo" (que na realidade seria um "pensamento jurídico", porque completa dizendo que "indica ao homem o caminho do direito e da moral"). Portanto, as aziendas seriam entidadeseconômico-administrativas, porém com o sentido administrativo que lhe deu Cerboni.
Sem reunir essa conotação jurídica, pode-se entender azienda como o correspondente contábil da velha concepção econômica de organização (chamada de instituição na esfera pública). Esse conceito teve origem quando economistas clássicos que determinaram os três "fatores econômicos" (capital, terra e trabalho) não conseguiram explicarcontentamente a geração de riquezas, principalmente a partir do surgimento de grandes corporações mercantis. Assim, começou-se a introduzir a organização como o quarto fator. Caberia à Contabilidade a função de mensurá-lo e explicar o produto econômico obtido de forma sistêmica a partir da seguinte estrutura: organização (exposta como um conjunto de pessoas) e patrimônio (conjunto de bens,direitos e obrigações), este sofrendo a ação e a influência daquela, tendência observada nas teses de Herrmann Jr. e dos contabilistas de influência latina.
Presentemente a teoria da azienda quase que não é discutida na Contabilidade aplicada no Brasil, tendo em vista que vem sendo substituída pelos conceitos de gestão da forma como é entendida pelos contabilistas anglo-americanos. Contudo, osjuristas que escrevem sobre aspectos empresariais brasileiros se apropriam cada vez mais do termo, colocando-o como sucedâneo moderno da antiga expressão fundo de comércio e suas variações. A contabilidade vem cuidando da riqueza que se insere nessa célula, os contadores, desde do principio dessa literatura, interessam–se em situar determinado conceito e procurarem desenvolvê-lo.
A grande vontade paraencontrar o campo e a classificação precisa dos estudos contábeis prosseguiu agitando as escolas de pensamento científico do final do século XIX e início do século XX. Muitos pensadores, no desejo de ampliar o campo de indagação, volveram suas atenções para a azienda. Não é um erro pensar que a azienda só pode existir com a riqueza, mas em verdade, não só a riqueza é a produtora de fenômenosaziendais. Determinada realidade começou a despertar nos estudiosos a necessidade de admitir complexo de conhecimento em volta da azienda, ou seja, sistemas de ciências que cuidavam de fenômenos ocorridos nesse mundo particular e foi isto que inspirou o aziendalismo.
O aziendalismo, a economia das empresas, a economia aziendal, as ciências gerenciais, seja qual for a denominação que se pretende dar a esseconjunto de disciplinas que estudam os fenômenos ocorridos nas células sociais, foi uma concepção que se formou ao longo dos anos de muitos anos, que se consolidou vagarosamente, por meio da contribuição de variados estudiosos, cada um somando-se a este complexo. A corrente de pensamento que implantaria a chamada Economia Aziendal e que nele inseria a contabilidade que tem raízes profundas depensamento descobridor do francês J. G. Courcelle, de Leo Gomberg, de Johan Friedrich Schär, de H. Nicklisch, Eugen Schmalenbach, Rudolf Dietrich e tantos outros.
Manifestações remotas de uma elevação maior de conhecimento e do complexo aziendal, já fazia, Courcelle-Seneuil, comprovando que a confusão entre escrita contábil e contabilidade é característica dos que vulgarizam o ensino enquanto os...
tracking img