Azde macro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 32 (7777 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GIT – Gestão de Informações e Tecnologia


A Estratégia de Implantação do Comércio Eletrônico Em Empresas
Com Estruturas Tradicionais de Comércio












































Resumo

O presente artigo analisa o Comércio Eletrônico como ferramenta estratégica na alavancagem comercial, seja ela transformada em números por meio devendas ou por meio de melhor qualidade de serviços e/ou bens ofertados no mercado. O estudo envolve três empresas que implantaram o Comércio Eletrônico, mas utilizam também de estruturas tradicionais de comércio. Por meio de estudo comparativo de casos, analisa-se o posicionamento das empresas pesquisadas no que tange as estratégias para a implantação do Comércio Eletrônico, qual o estágio que seencontra e as perspectivas de evolução. O estudo revela que as atividades do Comércio Eletrônico que deveriam ser “comercializar” como ocorre no comércio tradicional, ofuscam-se, considerando as atividades multifacetadas que o Comércio Eletrônico pode proporcionar.

Palavras-chave: Comércio Eletrônico. Estratégias. Processo Decisório. Conteúdo Estratégico.


Abstract

The present articleanalyzes the Electronic Commerce as strategical tool in the commercial leverage, either it transformed into results through sales or high quality of services and/or offered goods in the market. The study involves three companies which implanted the Electronic Commerce, but also have traditional structures of commerce. By means of comparative study of cases, the positioning of the searched companiesis analyzed in regarding to the strategies for the implantation of the Electronic Commerce, the position which they are the perspectives of evolution. The study indicates that the activities of the Electronic Commerce that should be "to commercialize" as it occurs in the traditional commerce, are dimmed, considering the multifaceted activities that the Electronic Commerce can provide.Word-key: Electronic commerce. Strategies. Strategical Decision Process. Strategical contents.



















Introdução

A revolução tecnológica levou muitos autores a considerá-la como um dos fatores primordiais de competição nas organizações devido às mudanças que gera, fazendo com que os profissionais das áreas estratégicas das organizações tenham que reavaliarconstantemente conceitos e estratégias, pois novos ambientes demandam decisões que precisam ser tomadas cada vez mais rapidamente e sob condições de consideráveis incertezas (KATZ e KAHN, 1970; BELL, 1973; PORTER, 2005; DRUCKER, 1994; HAMMER, 1994; e NAISBITT, 1994).
Insere-se nesse contexto a rede de computadores Internet, levando à construção de ambientes virtuais que têm sido uma das maneiras dasempresas fazerem frente ao mundo de transformações. Essas mudanças advindas com a inserção da rede são muito mais profundas do que as transformações sociais e econômicas ocorridas nos últimos dois séculos.
A tecnologia da informação surgiu como uma fonte que proporcionaria a redução de custos, agilizaria o processo decisório e diminuiria distâncias, além disto, ela tem sido cada vez mais aplicada emtodos os ramos da atividade humana devido ao crescimento de seus recursos e habilidades. Na área comercial permitiu que pequenas empresas se destacassem no mundo virtual, contribuindo para o aumento da competitividade (GONÇALVES e GONÇALVES FILHO, 1995).
Na era em que a comunicação faz a diferença e a atenção às novas formas de oferecer vantagens competitivas é a grande chance de atuação nomercado. Hamel e Prahalad (1995, p. 124) acreditam que toda empresa deve preocupar-se com sua arquitetura estratégica, pois esta possibilitará a alta gerência

[...] saber que novos benefícios, ou ‘funcionalidades’, serão oferecidos aos clientes no futuro e quais serão as competências essenciais necessárias para criar esses benefícios e como a interface com o cliente terá que mudar a fim de...
tracking img