Axiomas de zurique

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1209 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Axiomas de Zurique

O assunto central deste livro é: apostar para ganhar, é um livro de Max Gunther. Ele trata de riscos e de como administrá-los. Os Axiomas não se limitam apenas ao mercado de ações, se aplicam também às especulações com mercadorias, metais preciosos, arte, antiguidades e imóveis, jogos de cassino ou de mesa. Isto é, eles se aplicam a qualquer situação que se arrisquedinheiro visando a ganhar mais.

O livro é constituído de 12 axiomas principais mais 16 secundários, que pretendem dar resposta às dúvidas com as quais o especulador pode se deparar. O título refere-se às táticas usadas pelos banqueiros suíços, criadores destes após a segunda Guerra Mundial, para obter êxito no mundo dos negócios.

Neste livro estão as regras infalíveis que elesestabeleceram para diminuir os riscos enquanto aumentavam cada vez mais os lucros. Ele é rico em ilustrações exemplificativas sobre como correr risco e ganhar, mostrando o caminho correto para tal sucesso, pois os mesmos defendiam que ninguém fica rico ganhando apenas salário. Ele defende que o investimento deve ser tido na verdade como uma especulação e fornece o passo a passo para as escolhascorretas. Ou seja, neste livro o leitor encontrará a chave para investir com sucesso – à moda suíça.

Como o autor diz, não existe fórmula, mas seguindo esses passos você é capaz de ficar rico. Ele defende que qualquer pessoa tem condições de ser bem sucedida financeiramente, mas para isso é necessário estar por dentro das verdades observadas no livro. Mas primeiro uma lição é inevitável: quemquer ganhar tem que querer apostar, correr riscos, o que é perfeitamente normal. Os riscos existem em todos os negócios, mas é necessário administrá-los. E para saber ganhar é preciso saber perder.

Concluímos então, que este livro nos fornece todas as dicas sobre como ser sempre bem-sucedido no mundo dos negócios seguindo regras sobre risco, mobilidade, intuição, esperança e padrões.1° Grande Axioma: Do Risco

Preocupação não é doença, mas sinal de saúde. Se você não está preocupado, não está arriscando o bastante.

Neste Axioma é relatado a história de duas jovens Mary (a louca) e Silvia (a sóbria) que possuíam diferentes visões. Silvia buscava um investimento que lhe trouxesse segurança e algum rendimento,  por isso, a sóbria. Já Mary aceitava correralguns riscos, para que seu capital crescesse significativamente.

Silvia investiu seu dinheiro onde tivesse uma remuneração financeira segura, como na poupança, e Mary investiu em ações. No começo, Mary até perdeu parte do seu dinheiro, enquanto Silvia mantinha seu capital intacto, até com algum pequeno rendimento. Com o passar dos anos, Silvia não ficou rica, e corre o risco de não terdinheiro para ter uma velhice confortável, já Mary com suas ações, acabou enriquecendo.

Esse primeiro Axioma mostra que correr alguns riscos (para Mary) valeu a pena, além do que correr riscos não traz a sensação de estar vivendo no tédio. Ele mostra claramente que a filosofia dos Axiomas de Zurique diz exatamente o oposto que algumas seitas budistas, disciplinas místicas e até mesmo do queos psicólogos e psiquiatras da atualidade diriam que é boa, a sensação de tranqüilidade. E defende ainda que se o principal objetivo na vida é fugir das preocupações, então você nunca deixará de ser pobre. Define a aventura como um episódio no qual se enfrenta algum tipo de risco e se procura superá-lo. Sabendo portanto que a preocupação pode virar um estilo de vida.

Segundo ele, com oRisco (analisado) o potencial de ganho fica muito maior que o de perda, assim o jogo se arma a nosso favor. Todas as jogadas financeiras visando lucro envolvem os riscos, o indivíduo se dizendo especulador ou não. E existe uma espécie de comparação: Se o risco é baixo o retorno é igualmente baixo, em contraponto se o risco é alto o retorno é alto.

1° Axioma Menor: Só aposte o que valer a...
tracking img