Axiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1053 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Axiologia
A Axiologia é uma parte importante do estudo filosófico. Axiologia pode ser denominada como Teoria dos Valores, pois, o sentido do termo axiologia indica, etimologicamente, o estudo que se ocupa com a consideração dos aspectos valorativos.
Toda filosofia é a busca da compreensão de certas respostas em relação aos problemas fundamentais suscitados pela experiência humana, isto é,qualquer estudo filosófico se apresenta como verificação de certas respostas, ou ainda, se estas resolvem estas questões que são propostas de modo problemático. Neste sentido, é possível dizer que cada experiência é conseqüência de um juízo de valor. O juízo de valor é prévio em relação à ação individual, pois, estabelece um modo de encarar as coisas que não só antecede, mas determina um modo de agir.Os juízos de valor são constitutivos da estrutura cognitiva e resultam diretamente, como parte integrante, naquilo que denominamos como experiência. E isto, desde a mais tenra infância na vivência individual.
Assim sendo, a valoração é, na verdade, um ato subjetivo de valorar. Subjetivo é o que se refere ao sujeito que pensa, questiona, sente, imagina, compara, quer, ou ainda, o sujeito queescolhe uma opção mediante sua própria condição. Valorar é conferir valor, seja a alguém, a uma situação ou mesmo a uma idéia (trata-se de buscar o motivo do valor ou de sua ausência). O ato de valorar é determinante no modo como cada indivíduo observa o mundo, e, por isto mesmo, tal ato está diretamente relacionado com as próprias escolhas de vida que uma pessoa pode ter. O vocábulo valorar não é omesmo que valorizar, pois, este sugere uma associação da idéia do valor com um sentido materialista.
O materialismo conduz necessariamente às ações interessadas, ou até interesseiras. No entanto, deve-se enfatizar que o ato de valoração é o modo individual de pensar que motiva as pessoas, em geral, a agirem de acordo com a própria liberdade . A tematização da noção de liberdade, a partir dareferência com a Axiologia, indica que tal discussão confere humanidade às nossas ações. Por esta razão, a Axiologia pode ser tematizada propriamente como Teoria dos Valores. A abordagem de tais aspectos pode ser desenvolvida em dois sentidos, a saber, no sentido moral e no sentido ético. Portanto, ao mencionarmos as palavras ‘ética’ ou ‘moral’, já estamos tentando compreender, de modo axiológico, oumelhor, de modo valorativo as ações humanas. Examinar alguma consideração valorativa, indica falar em termos de busca do significado. O tratamento de uma teoria do significado não teria o menor sentido se não contivesse uma abordagem axiológica e existencial. Tendo em vista que a Axiologia está voltada para a atividade humana, logo, este assunto pertence à Filosofia Prática. Ao que parece, a questãoaxiológica pode ser formulada do seguinte modo: Qual a importância de se pensar numa teoria dos valores tendo como referência o convívio em sociedade ? O reino mineral não tem um mundo de valorações. O reino vegetal não tem um mundo de valorações. O reino animal é dividido em racional e irracional, donde se conclui que os animais irracionais possuem um mundo pobre de valorações e apenas os sereshumanos, por admitirem um comportamento baseado na razão, possuem um mundo de valores . Assim sendo, a consciência só pode ser um assunto, se houver a tematização axiológica.
Quando uma certa pessoa não consegue adequar sua própria conduta à uma determinação restritiva de sua liberdade individual, temos uma postura moral. Contudo, se um indivíduo observa a lei e as regras (que, supõe-se, pretendemuma validade universal), e procura respeitar este limite, temos uma conduta baseada na ética. Kant enunciou a ‘regra de ouro’ da ética do seguinte modo: “Age de tal modo que a sua vontade possa valer sempre ao mesmo tempo como princípio de uma legislação universal”. Basicamente, as ações morais são motivadas por interesses individuais, enquanto as ações éticas se orientam por questões que...
tracking img