awdhuhuiawhfu

422 palavras 2 páginas
Á três tipos de RNA:

Mensageiro (RNA-m)
Transportador (RNA-t)
Ribossomial (RNA-r).

RNA de transferência (Rnat)
O RNA de transferência apresenta a propriedade de se recombinar com aminoácidos, sendo capaz de reconhecer determinados locais nas moléculas de RNA mensageiro.

Característica

Possui as moléculas de menor tamanho
Tem um tipo específico de RNA para cada um dos 20 aminoácidos (corresponde a 15% do RNAt existente na célula)
Cada RNAt transporta seu AA específico ao sítio de tradução (no RNAr).
São formados por pequenas cadeias de 75 a 100 nucleotídeos.
Cada RNAt apresenta, em uma determinada região de sua molécula, uma trinca de bases denominada anticódon.

Anticódon e códon

O anticódon é uma região do aminoácido por onde a tradução começa e é formado por uma trinca de bases, onde o RNA transportador se emparelha ao códon, que é uma trinca complementar de bases do RNA mensageiro que vão se encaixar. Por exemplo, se o códon for AAA, o anticódon será UUU, e o aminoácido formado será a lisina.

Função
As funções do RNA transportador são colocar cada aminoácido em sua posição correta sobre a molécula de RNA mensageiro, e estabelecer ligações peptídicas entre esses aminoácidos, durante a síntese de proteínas.

Esse RNA de transferência está envolvido no mecanismo de tradução do código genético, que se desenvolve da seguinte maneira:

1 - Quem vai buscar o aminoácido no citoplasma é um pedaço minúsculo de RNA-transportador. Com seu respectivo aminoácido, acopla-se ao ribossomo, ao qual já está associado a uma molécula de RNAm. Para que um RNAt possa acoplar-se ao ribossomo, é necessário que este se encontre exatamente sobre uma trinca do RNAm, denominada códon, complementar ao anticódon do RNAt.

2 - Seguindo a ordem codificada no RNA-m, os aminoácidos trazidos pelo RNA-t para os ribossomos se une por ligações

Relacionados