Awdawdasc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1792 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
| Colégio Sinodal Gustavo Adolfo“O teu futuro se constrói aqui!”Rua Miguel Tostes, 425 - São Cristóvão - Lajeado - RSFone/Fax: 3714-3214 / 3748-2730 - Site: www.gustavoadolfo.com.br | |

1. (IFSP 2012) A criação de uma série de benefícios ao trabalhador, tais como o salário-mínimo, a carteira profissional e as férias remuneradas, deve-se ao presidente
a) Fernando Henrique Cardoso.b) Luis Inácio Lula da Silva.
c) Juscelino Kubitschek.
d) Getúlio Vargas.
e) Jânio Quadros.

2. (Col.naval 2011) "Na madrugada de 11 de maio de 1938, o jovem tenente e seus homens invadiram o Palácio Guanabara, onde então morava Getúlio, tentaram metralhar toda a família presidencial, mas logo eram rechaçados sem dó. [... ] Mas logo pipocou a primeira bala, no PalácioGuanabara, e já Filinto [Müller] abandonava os camisas-verdes e se punha, ‘leal como sempre', ao lado de Vargas. [...] sufocada a rebelião, Filinto Müller se pôs à testa da dura repressão que iria ter começo contra os adeptos, em todo o país, da versão brasileira do nazismo de Hitler e do fascismo de Mussolini."
Joel Silveira. Revista Nossa História. Abril 2005. Ano 2, n. 18, p.59. Adaptado

O textoacima faz referência à ação:
a) da ANL, Aliança Nacional Libertadora, grupo político de direita que pretendia implantar um regime fascista no Brasil.
b) do PCB, Partido Comunista do Brasil, que no movimento denominado Intentona Comunista pretendia implantar um regime stalinista no Brasil.
c) da AIB, Ação Integralista Brasileira, organização nacionalista que pretendia implantar um Estadoautoritário no Brasil, de inspiração fascista.
d) do BOC, Bloco Operário Camponês, organização que tinha o objetivo de lutar contra as oligarquias e acabar com as desigualdades sociais.
e) da Aliança Liberal, formada por grupos oligárquicos de inspiração fascista, descontentes com a implantação do Estado Novo.

3. (cftmg 2011) Ao longo da década de 1930, definiu-se um novo papeleconômico do Estado, porque foram
a) introduzidas diretrizes estatais para controlar os fatores produtivos de industrialização.
b) estabelecidas regras para priorizar o financiamento e o crédito das atividades agroexportadoras.
c) criadas estratégias para descentralizar a concessão de incentivos fiscais aos produtores regionais.
d) implantadas condições institucionais para expandir asatividades empresariais ligadas ao mercado externo.

4. (IFCE 2011) O período Constitucional da Era Vargas, que se estende de 1934 a 1937, foi marcado por tempos difíceis e conturbados. Melhor identifica esse período:
a) teve lugar um movimento de rebeldia conhecido como Revolução Constitucionalista, que exigia que se fizesse uma nova constituição para o país.
b) foi instituídauma nova moeda para o país – o cruzado – como forma de estabilizar o país que sofria os efeitos da crise de 1929.
c) pela primeira vez na história do país, um governante era processado por crime político (impeachment), perdendo seu mandato.
d) tem lugar a luta entre duas forças: “nacionalistas” e “entreguistas”, ocasião em que acontece a nacionalização do petróleo – “o petróleo é nosso”.e) foram firmados dois movimentos antagônicos, que refletiam, aqui, o crescimento das ditaduras na Europa: a Ação Integralista Brasileira (fascista) e a Aliança Nacional Libertadora (comunista).

5. (G1 - cftmg 2010) A "revolução de 30" inaugurou uma etapa decisiva do processo de constituição do Estado brasileiro como um Estado nacional, capitalista e burguês. A quebra das autonomiasestaduais – suporte das tradicionais oligarquias regionalizadas - resultou na crescente centralização do poder que alocava no Poder Executivo federal os comandos sobre as políticas econômica e social e o aparelho coercitivo-repressivo. Constituía-se o poder do Estado como poder unificado e genérico, representativo do "interesse geral" em sua concretude. Apesar de iniciado no imediato pós-30, o...
tracking img