Awdawdasc

1792 palavras 8 páginas
| Colégio Sinodal Gustavo Adolfo“O teu futuro se constrói aqui!”Rua Miguel Tostes, 425 - São Cristóvão - Lajeado - RSFone/Fax: 3714-3214 / 3748-2730 - Site: www.gustavoadolfo.com.br | |

1. (IFSP 2012) A criação de uma série de benefícios ao trabalhador, tais como o salário-mínimo, a carteira profissional e as férias remuneradas, deve-se ao presidente
a) Fernando Henrique Cardoso.
b) Luis Inácio Lula da Silva.
c) Juscelino Kubitschek.
d) Getúlio Vargas.
e) Jânio Quadros. 2. (Col.naval 2011) "Na madrugada de 11 de maio de 1938, o jovem tenente e seus homens invadiram o Palácio Guanabara, onde então morava Getúlio, tentaram metralhar toda a família presidencial, mas logo eram rechaçados sem dó. [... ] Mas logo pipocou a primeira bala, no Palácio Guanabara, e já Filinto [Müller] abandonava os camisas-verdes e se punha, ‘leal como sempre', ao lado de Vargas. [...] sufocada a rebelião, Filinto Müller se pôs à testa da dura repressão que iria ter começo contra os adeptos, em todo o país, da versão brasileira do nazismo de Hitler e do fascismo de Mussolini."
Joel Silveira. Revista Nossa História. Abril 2005. Ano 2, n. 18, p.59. Adaptado

O texto acima faz referência à ação:
a) da ANL, Aliança Nacional Libertadora, grupo político de direita que pretendia implantar um regime fascista no Brasil.
b) do PCB, Partido Comunista do Brasil, que no movimento denominado Intentona Comunista pretendia implantar um regime stalinista no Brasil.
c) da AIB, Ação Integralista Brasileira, organização nacionalista que pretendia implantar um Estado autoritário no Brasil, de inspiração fascista.
d) do BOC, Bloco Operário Camponês, organização que tinha o objetivo de lutar contra as oligarquias e acabar com as desigualdades sociais.
e) da Aliança Liberal, formada por grupos oligárquicos de inspiração fascista, descontentes com a implantação do Estado Novo. 3. (cftmg 2011) Ao longo da década de 1930, definiu-se um novo papel

Relacionados