Aviador paraense

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1110 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
JÚILIO CÉSAR RIBEIRO DE SOUZA

 Julio César Ribeiro de Souza nasceu em Acará, no dia 13 de junho de 1843 e faleceu em Belém, no dia14 de outubro de 1887. De família pobre, estudou no seminário do 
 Carmo em Belém e foi um grande inventor brasileiro, que contribuiu muito para o desenvolvimento do balonismo e consequentemente para a aviação mundial. Talvez tenha sido o maior nome do Pará de todosos tempos.
  Foi professor, autor de uma gramática premiada, poeta, jornalista, funcionário público, diretor da Biblioteca Pública do Pará e secretário de Estado. Inventou a aeronavegabilidade ainda no século XIX, portanto bem antes de Santos Dumont e dos irmãos Whitte.
   Em 28 de maio de 1861 , transferiu-se para a cidade do Rio de Janeiro, à época capital do império brasileiro, onde completou ocurso preparatório da Escola Militar. Em 1866 seguiu para Montevidéu, onde se integrou às forças militares brasileiras na Guerra do Paraguai.
  Em 1870, chega de volta ao Pará e dedica-se ao jornalismo, poesia e ao estudo da físicacomo autodidata. Em 1874, depois de observar o vôo de pássaros amazônicos, passa a dedicar-se ao estudo das ciências aeronáuticas.
   Após seis anos de pesquisas,Ribeiro de Souza acredita que os balões devem ter formato assimétrico, com o centro de empuxo à frente, formato já preconizado e utilizado por vários inventores franceses, como Guyot, Eulriot e Pierre Jullien. A aeronavegabilidade é fundamental para o vôo de qualquer aeronave. Foi contemporâneo de Santos Dumont e teve quase a mesma importância para o desenvolvimento do avião.
   Em 1880 as tentativasdo homem em conquistar o ar dividiam-se em duas grandes correntes: a aviação e o balonismo. A aviação não tinha êxito devido principalmente à falta de motores potentes o suficiente para que os primeiros modelos voassem. Já no balonismo, a ascensão não era impedimento mas a dificuldade estava apenas na dirigibilidade. O cientista paraense Julio Cezar Ribeiro de Souza uniu características dobalonismo e da aviação e assim criou um sistema de navegação aérea original, baseado no vôo dos pássaros planadores, preconizando a estrutura fusiforme dissimétrica dos balões. Essa forma se expressa num formato mais volumoso da proa e afilado da popa. Este desenho viria a ser o dos consagrados Zepelins que cruzaram o atlântico e deram a volta ao mundo na primeira metade do século 20.
  Julio CésarRibeiro de Souza também foi o nome dado a um ex time de futebol profissional de Belém, fundado em 25 de janeiro de 1925, que atuou até a década de 1970, quando infelizmente foi extinto. Júlio César também é o nome da principal avenida que leva ao aeroporto internacional de Belém que em breve passará chamar-se "Aeroporto Internacional de Belém / Val-de-Cans / Júlio Cezar Ribeiro", conforme PROJETO DE LEINº 410/07, do Senado Federal, Ana Júlia Carepa (PLS 326/2005) RELATOR: Deputado SÉRGIO BRITO - PARECER: pela constitucionalidade, juridicidade e técnica legislativa. (Avulso Nº 868) projeto de lei em pauta no Senado dia 6 de agosto de 2009
[pic]

Júlio César Ribeiro de Sousa morreu em Belém a 14 de outubro de 1887. A causa de sua morte foi o beribéri. Faleceu em completa pobreza.


LEI Nº 12.446,DE 15 DE JULHO DE 2011
Inscreve o nome de Júlio Cezar Ribeiro de Souza no Livro dos Heróis da Pátria.
A PRESIDENTA DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: 
Art. 1o Inscreva-se no Livro dos Heróis da Pátria, que se encontra no Panteão da Pátria e da Liberdade, em Brasília, o nome de Júlio Cezar Ribeiro de Souza,PRECURSOR DA AVIAÇÃO. 
Art. 2o Esta Leientra em vigor na data de sua publicação. 
Brasília, 15 de julho de 2011; 190o da Independência e 123o da República. 
DILMA ROUSSEFF
Aloizio Mercadante

   A partir de agora um paraense muito ilustre faz parte do Livro de Ouro dos Heróis da Pátria. Júlio Cézar Ribeiro de Souza, reconhecido como o precursor da aviação no país, após ter voado em seu balão dirigível Victória sobre a Torre Eiffel,...
tracking img