Aviacao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3848 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Meteorologia é a ciência que estuda a atmosfera, seus fenômenos e atividades. É um ramo da Geofísica. ciência natural que se ocupa da física do globo terrestre no que diz respeito à sua estrutura sólida (1itosfera) , líquida (hidrosfera) e gasosa (atmosfera).

Divisão A meteorologia divide-se em:
Meteorologia pura: e aquela voltada para pesquisa. Exs: met. Climatológica , met. Polar , met .tropical ou equatorial, etc. Meteorologia aplicada: é aquela voltada para atender o homem nas suas diversas atividades. Exs: met. agrícola, met. marítima, met. aeronáutica, met. industrial, etc. Atmosfera terrestre: massa gasosa que envolve a terra, protegendo-a do excesso de radiação solar. Constante solar: é a quantidade de energia solar que atinge o topo da atmosfera. É da ordem de 1,94 cal/cm2/min. A atmosfera terrestre filtra radiação solar para eliminar o excesso da mesma. Processo de filtragem: Absorção: Penetração dos raios solares. Ocorre nos níveis mais elevados da atmosfera. Difusão: Dispersão dos raios luminosos. Ameniza a incidência dos raios sobre a superfície terrestre. Reflexão: Parte dos raios luminosos é refletida de volta para o espaço. Albedo de uma superfície: é acapacidade de reflexão desta superfície. Albedo de uma superfície: A =Er (Quantidade de energia refletida) Ei (quantidade de energia incidente) Albedo médio da terra = 0,35 , ou seja 35% da energia luminosa que incide sobre a terra e é refletida de volta para o espaço. Superficies mais claras, mais lisas, brilhantes possuem maior Albedo. Insolação: é a energia solar residual que atinge a superfície daterra após o processo de filtragem seletiva. Provoca o aumento de temperatura da mesma durante o dia. Insol. max.: Temp. max.: Temp. min. : 12:00 horas. Entre 15:00 e 16:00 horas (normalmente). Entre 05:00 e 06:00 horas (normalmente).

OBS: A terra ganha e perde calor através da radiação. Em noites de céu nublado, parte do calor desprendido pela terra, através da radiação terrestre, é absorvidopelas nuvens, evitando um maior resfrimento da superfície. Este fenômeno é conhecido por feito estufa. Composição do ar seco: 78% de N, 21% de O2 e 1% de argônio e outros gases. Além destes elementos, também estão presentes no ar: vapor d'água, partículas de poeira, fumaça, sais, etc. Estes elementos são considerados como impurezas.

Estrutura da Atmosfera

1) Troposfera (ou baixa atmosfera):É menos espessa nos pólos e mais expandida no equador. Nos pólos: de 7 a 9 Km, no equador de 17 a 19 Km. É a de maior concentração gasosa de todas e é onde ocorrem a maioria dos fenômenos meteorológicos: chuvas, nevoeiros, neves, furacões, ventos, nuvens, trovoadas, etc. É a camada mais agitada da atmosfera. É caracterizada por um decréscimo normal da temperatura com altitude. 2) Tropopausa: éconsiderada como uma zona de transição. Espessura: em média de 3 a 5 Km. Característica: ausência de fenômenos meteorológicos e uma constante térmica (Isotermia). Nos pólos sua temperatura varia entre –40º C e – 50º C e no equador de – 80º C e – 90º C. E mais baixa nos pólos e mais elevada no equador. 3) Estratosfera: A DIFUSÃO mais acentuada da radiação solar acontece nessa camada. A luz de maiordifusão é a azul daí vem a tonalidade azulada do céu. Seu topo se estende entre 60 a 70 km acima da superfície. Característica: ausência de fenômenos meteorológicos, e a difusão mais significativa da radiação solar. Dentro dela, entre 25 Km e 50 Km acima da superfície, se forma a OZONOSFERA que tem a função de absorver os RAIOS ULTRAVIOLETAS (UV). 4) Ionosfera: seu topo se estende entre 400 a 500Km acima da superfície. É uma camada eletrizada,boa condutora de eletricidade. A absorção mais significativa (raios gama, X) ocorre dentro dela. É também retransmissora de ondas de rádio. 5) Exosfera: se confunde gradativamente com o espaço estelar. Não tem papel no processo de filtração seletiva. OBS: o processo de filtragem começa na IONOSFERA

Água na Atmosfera
A água está presente na...
tracking img