Aves silvestres

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (940 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
AVES SILVESTRES
Utilização, perseguição, destruição, caça ou apanhe de espécimes da fauna silvestre são práticas proibidas por lei (Lei Federal Nº 5.197/67). Na Região Amazônica, por exemplo, açõescomo essas ainda são muito comuns. As aves são os principais alvos dessas ameaças antrópicas. Entre elas, o papagaio-do-mangue (Amazona amazonica) e o curió (Sporophila angolensis).

Em geral, acaptura dessas aves tem como fim a comercialização. Porém, em certos casos, as aves são capturadas para a criação (uso doméstico). Em Santa Bárbara do Pará, os moradores compram, ganham ou capturam essasaves para criá-las em cativeiro. Quais os motivos para que as pessoas criem aves silvestres em cativeiro? Foi essa a questão que norteou a Dissertação de Mestrado de Viviany Amaral da Costa,pesquisadora do Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento (NTPC) da Universidade Federal do Pará.

Sob a orientação da professora Maria Luisa da Silva, coordenadora do Arquivo do Som da Amazônia (ASA), apesquisadora desenvolveu seu trabalho Aves Silvestres criadas em cativeiro em Santa Bárbara do Pará: aspectos socioculturais, a fim de identificar a percepção da população do município quanto àmanutenção de aves silvestres em cativeiro.

"O objetivo da dissertação foi diagnosticar o problema e o porquê de as pessoas estarem criando aves silvestres. Depois disso, a ideia é fazer um projeto deeducação ambiental a partir do que descobrimos, e minha dissertação foi a primeira etapa para a construção desse projeto, que terá a participação de todos os pesquisadores do ASA", explica VivianyAmaral.

Para conhecer os motivos de tal costume, bem como o perfil dos mantenedores das aves em cativeiro, foram entrevistadas 120 pessoas de três bairros do município de Santa Bárbara, no período deabril a dezembro de 2011. Os formulários aplicados nas entrevistas continham perguntas abertas (subjetivas) e perguntas fechadas ("sim" ou "não") a respeito do perfil dos entrevistados e da criação...
tracking img