Aversão a matemtca

1340 palavras 6 páginas
Marcelo Bessa

Pior que o boitatá e a mula-sem-cabeça somente a matemática. Essa comparação de horror pode ser ouvida diariamente, ainda que em palavras diversas, em escolas particulares e públicas, do ensino fundamental e do ensino médio. Para os alunos, horror é tanto que, muitas vezes, perdura por toda a vida. Assim, não é incomum encontrar pessoas adultas que ainda carregam uma aversão à matemática, às vezes até traumatizadas por reprovações seguidas por causa de um desempenho insuficiente na disciplina.
Para ouvir o que alunos e mestres que são leitores do Portal da Educação Pública têm a dizer sobre o assunto, o fórum Discutindo lançou a seguinte questão: "Por que a matemática é o bicho-papão da escola?", sugerida por Joyce Moraes Pereira.
Diversas mensagens foram recebidas e quase todas foram enfáticas: a culpa é do professor. Antes que os mestres repliquem indignados, é preciso dizer que os missivistas não quiseram afirmar que a disciplina é terrível por conta de um sentimento sádico dos professores em relação aos alunos. Assim, não se fala que os mestres sejam uma espécie de carrasco ou de uma Cruela Cruel dos números e operações matemáticas. Despreparo, condições indignas de trabalho, falta de orientação pedagógica, foram essas algumas das razões apontadas para indicar a figura do professor como responsável pela criação e perpetuação dessa imagem da disciplina.
Para o leitor Carlos Henrique de Medeiros, há motivos diversos para que a figura do bicho-papão persista em virtude dos professores. Segundo ele, muitas vezes os mestres trabalham desmotivados e descomprometidos em função das condições de trabalho. "É importante ressaltar", lembra ele, "que existem muitos profissionais que desenvolvem ótimos trabalhos, porém o meio e a estrutura oferecida muitas vezes são precários."
As condições indignas, sim, são o verdadeiro bicho-papão, diz um leitor que assina simplesmente Carlos. Para ele, nenhuma disciplina é um monstro, e sim as mazelas sociais que

Relacionados