Aventureiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1404 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FUTEBOL MIRANGABENSE

ENTREVISTA COM OS ALUNOS FLAVIO E EDIVANILTON COM NEIVALDO



1º Qual a importância do futebol para uma cidade do porte de Mirangaba, no que diz respeito ao lazer e entretenimento das pessoas?

R: Cidades pequenas como a nossa, não oferecem muitas opções de entretenimento. Por ser um esporte popular, o futebol representa muito provavelmente a única opção de lazerpara a maioria das pessoas. Por isso precisa ser cada vez mais valorizado. Porém, no momento atual, existe uma crescente capitalização do futebol amador que está minimizando o mesmo como meio de entretenimento. Nas cidades pequenas, onde o poder aquisitivo é ínfimo, fica difícil manter as equipes competitivas de outrora tornando as competições cada vez menos atrativas ao público e “marginalizando” aprática do futebol.

2º De que maneira o futebol pode contribuir para melhorar nossa sociedade, principalmente no que diz respeito aos nossos jovens?

R: O futebol é uma excelente ferramenta de inserção social. É um momento onde as pessoas com certa dificuldade de relacionamento se sentem à vontade e em pé de igualdade com os demais, independente das disparidades existentes em nossasociedade. Mas, o grande benefício do futebol está na questão de evitar que jovens ocupem seu tempo com coisas ruins e degradantes, como drogas e outros vícios maléficos à sua formação como cidadão. Além de ser um motivador na busca de um futuro melhor (a imensa maioria dos jovens brasileiros sonham em ser um jogador de futebol profissional), o futuro é uma prática esportiva saudável, de baixo custo eextremamente acessível, por isso, a maioria das crianças e adolescentes podem encontrar nesse esporte um caminho saudável para seu desenvolvimento físico social.

3º Qual a real situação do futebol mirangabense e o que precisa ser feito para melhorá-lo?

R: O futebol mirangabense passa por um momento de crise. É bom frisar que não se trata de uma exclusividade de Mirangaba. Esse momento crítico écomum à quase todas as cidades da nossa região.

As justificativas para tal declínio do futebol são variadas, mas há algo que considero de especial relevância, a capitalização do futebol amador e a consequente desvalorização da pratica do mesmo por diversão.

Os campeonatos foram esvaziados por conta do alto custo que é manter uma equipe num alto padrão de competitividade. Os jogadoreslocais foram aos poucos sendo desvalorizados em nome da “alta competitividade”. Esse fator fez com que as pessoas se desmotivassem um pouco e o futebol deixasse de ser aquilo que tirava o sono das pessoas aos sábados, loucas para chegar ao domingo para o confronto entre o seu charme o futebol não tem mais. Isso afastou as famílias dos estádios e na minha modesta opinião, é o fator principal damomentânea derrocado do futebol local.

Acredito que exista uma geração perdida nesse sentido. Mas tenho esperança, principalmente no trabalho realizado pelas Escolinhas de Futebol, que esse sentimento volte a vigorar entre os jovens e suas famílias para que a próxima geração possa resgatar esse gosto pelo futebol.

Muito se fala em falta de apoio do poder público e outras coisas que são merosdiscursos hipócritas, demagogos ou de cunho pessoal. Mas, vejamos: no ultimo campeonato mirangabense foram distribuídos algo entorno de R$ 5.000,00 em premiação, bolas novas, arbitragem organizada (como nunca havia tido antes). Porém, o público presente era de dar dó, decepcionante.

Portanto, por mais que a administração pública precisa ser eficiente, principalmente no que diz respeito àestruturação para prática esportiva do nosso município, a questão não é “tão simples” assim. Não passa só pela eficiência administrativa dos nossos governantes, é preciso uma mudança de mentalidade. Repito, acho que ela pode está a caminho através das Escolinhas de Futebol.

4º Quais são os grandes ídolos da história do futebol mirangabense? Algum deles já foi profissional?

R: Nosso futebol é...
tracking img