Aveiro Medeaval

266 palavras 2 páginas
História
O Comércio
Uma vez que, nessa altura, Aveiro deveria ser insignificante e o seu comércio nulo. Mas as atividades que desde o inicio a tinham marcado, viriam a revelar-se preciosas como meios de projeção de uma vila deficitária em quase todos os produtos, mas que pela intensa comercialização dos dois produtos fundamentais dos dois produtos fundamentais que podia trocar, sal e peixe, prosperou e vingou num ambiente á primeira vista adverso.O sal era vendido para o País e para o estrangeiro, movimento que já não atingia o peixe, que parece destinar-se mais ao abastecimento interno.

Exploração agrícola
A região em que Aveiro se implantou, pela suas características fisícas, viria a condicionar a produtividade desta vila, ao longo de toda a Idade Média. A falta de capacidade que já vimos caracterizar os solos de Aveiro originaria rendimentos pobres da terra, o que provavelmente viria também a ser responsável pelos foros baixos que eram cobrados nesta zona.
Aqui produzia-se cereal, cultura obrigatória em todas as regiões, embora a sua quantidade nunca deva ter sido suficiente para abastecer a cidade de forma satisfatória. A zona onde o cereal se cultivava abrangia a área circundante do núcleo urbano. O seu aproveitamento não parece seguir qualquer têndencia de monocultura. O cereal encontrava, com toda a certeza, grandes problemas em desenvolver-se em solo tão agressivo.

Conclusão
Apesar das dificuldades que frequentemente encontrámos ao tentar sondar certos aspetos da vida. Aveiro como dizíamos no ínicio desde trabalho, apresentou desde cedo características que a iriam a definir ao longo dos séculos em que mais se destacou.

Que acham?... :D

Relacionados