Avc isquemico e hemoragico

421 palavras 2 páginas
O AVC (acidente vascular cerebral) possui vários nomes,o mais correto é AVE (acidente vascular encefálico), mas também pode ser chamado de infarto cerebral, isquemia cerebral, trombose cerebral ou o popular derrame cerebral.

O AVC hemorrágico ou hemorragia cerebral é o sangramento (hemorragia) que subitamente interrompe parte de seu suprimento de sangue necessário à vida do tecido cerebral.

Este tipo de AVC tem como causa a ruptura da parede de uma artéria (As paredes arteriais encrostadas de placas de ateroma perdem a sua elasticidade, ficam rígidas, finas e sujeitas a quebrarem).

O AVC hemorragico é o tipo mais grave e de pior prognóstico. Por sorte responde pela minoria dos casos - cerca de 20% deles. É mais comum em jovens e pode vir acompanhado de uma forte dor de cabeça, náuseas e vômitos. Mas às vezes não dá nenhum sinal. Sabe-se que alguns hábitos, como fumar, usar contraceptivos orais (principalmente os que têm muito estrógeno) e o abuso de álcool e drogas favorecem esse tipo de ataque.

Sub-aracnóide - um vaso da superfície se rompe, derramando sangue no espaço entre o cérebro e o crânio. A causa mais comum é o rompimento de um aneurisma, as dilatações nas artérias que ficam cheias de sangue como um balão. Em geral o gatilho para esse estouro é a pressão alta.

Hemorragia intra-cerebral - o derramamento de sangue é no meio da massa cinzenta, normalmente por causa do envelhecimento dos vasos ou da hipertensão crônica. Só 10% dos AVC se enquadram neste caso. Uma hemorragia intracerebral começa subitamente com dor de cabeça seguida de sintomas de uma perda progressiva de funções neurológicas, como debilidade, incapacidade para se mover (paralisia), torpor, perda da fala ou da visão e confusão. São frequentes as náuseas, os vómitos, as crises convulsivas e uma perda de consciência que pode ocorrer em poucos minutos.
O médico pode diagnosticar, frequentemente, uma hemorragia intracerebral sem necessidade de efectuar provas de diagnóstico,

Relacionados

  • Meningite
    5575 palavras | 23 páginas
  • ESTUDO DE CASO: PACIENTE COM ACIDENTE VASCULAR HEMORRÁGICO (AVCH)
    5921 palavras | 24 páginas