Avc hemorragico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2827 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

No âmbito da Unidade Curricular de Neurociências, foi-nos solicitado, pelo docente Rui Rosa, que, enquanto grupo elaborássemos um trabalho de investigação, o tema que nos foi atribuído para este mesmo trabalho foi: Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico.
Pretendemos com este trabalho expor em que consiste esta patologia, a sua fisiopatologia, diagnóstico, sintomatologia e formas detratamento. Na nossa opinião este trabalho será bastante produtivo, pois enquanto futuros terapeutas ocupacionais vamos intervir com pessoas que sofreram deste tipo de AVC’s, sendo importante aprofundar os nossos conhecimentos. É também uma forma de consolidarmos os conhecimentos abordados ao longo do semestre nesta unidade curricular.
Enquanto grupo começámos por fazer uma revisão dabibliografia que estava disponível nas bibliotecas sobre doenças neurológicas nomeadamente sobre o Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico, pesquisando também alguns sites e artigos científicos. Após esta tarefa empenhámo-nos na análise de toda a literatura disponível.
Este trabalho foi organizado segundo as normas de guia de elaboração de trabalhos escritos do Conselho Técnico-Científico da EscolaSuperior de Saúde de Leiria. É constituído por quatro capítulos. O primeiro está organizado de forma a expor a fisiopatologia do AVC Hemorrágico. O segundo faz referência à sintomatologia e diagnóstico, comuns a este tipo de problema neurológico. O terceiro capítulo por sua vez, corresponde ao tratamento que pode ser aplicado. Por fim, o quarto capítulo expõe uma breve análise dos artigos científicosescolhidos. Neste trabalho estão também incluídas a introdução, a conclusão, as referências bibliográficas.

FISIOPATOLOGIA
AVC
Um acidente vascular cerebral (AVC), é causado por interrupção do suprimento sanguíneo para o cérebro, o que resulta em anoxia e morte do tecido cerebral (Word Health Organization, 2005 citado por Crepeau, Cohn & Schell, 2011).
Um AVC caracteriza-se pelainstalação gradativa ou súbita de déficits neurológicos. A localização da lesão, a extensão da lesão e o mecanismo causador da lesão vascular exercem papéis diferentes na evolução típica e no prognóstico de recuperação.
Os acidentes vasculares cerebrais encontram-se divididos entre: acidentes vasculares cerebrais isquémicos aproximadamente 88% dos AVC’s, sendo causados por bloqueio vascular secundário àestenose arteriosclerótica ou hipertensiva (American Stroke Association, 2005a citada por Crepeau, Cohn & Schell, 2011). Os acidentes vasculares hemorrágicos, em que a recuperação é com frequência menos promissora, resultam da ruptura num vaso sanguíneo arterosclerótico, como vamos ter a oportunidade de ver mais à frente.
AVC hemorrágico
Um acidente vascular cerebral hemorrágico consistenuma lesão do tecido cerebral, provocada por uma hemorragia no interior do crânio (hemorragia intracraniana). (Beers, 2008)
Umphred (2004), refere que a hemorragia cerebral é o resultado de um fenómeno inverso ao da isquémia: extravasão de sangue para fora dos vasos.
De acordo com Beers (2008), existem dois subtipos de acidente vascular cerebral hemorrágico: a hemorragia intracerebral e ahemorragia subaracnóidea. As hemorragias intracerebrais ocorrem no interior do cérebro e as hemorragias subaracnóideas entre a camada interna (piamáter) e a camada intermédia (aracnóide) do tecido que envolve o cérebro (meninges).

* Hemorragia intracerebral
Uma hemorragia intracerebral representa cerca de 10% da totalidade dos acidentes vasculares cerebrais, mas é a que está na origem de umapercentagem muito mais elevada de mortes por este tipo de patologia. Entre as pessoas com mais de 60 anos, a hemorragia intracerebral é mais frequente do que a hemorragia subaracnóidea.
A fisiopatologia da hemorragia intracerebral é causada pela hipertensão arterial contínua, exercendo pressão contra as artérias mais pequenas já danificadas pela aterosclerose. Ocasionalmente, esta artéria...
tracking img