Avas: moodle e teleduc.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1753 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CECIERJ
CURSO MEDIANDO CURSOS EM AVAs

Nome: Mônica Cordovil de Oliveira Martins Gomes

Semana: Etapa 3 – AVAs

Título da tarefa: Síntese Reflexiva sobre debate no Fórum da etapa 3 – AVAs

Um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) é uma ferramenta para EAD, usado para complementar aulas presenciais. São exemplos de AVAs: Moodle, SOLAR, TelEduc, AulaNet, WebCT, etc.Nesses ambientes, encontram-se geralmente ferramentas de comunicação (e-mail, vídeo/áudio conferência, mensagem instantânea, etc); ferramentas de cooperação (wiki, fórum, chat, tarefas, etc.) e ferramentas de coordenação (guia do curso, guia do aluno, avaliação, avisos, etc.).
Para a realização dessa tarefa, os ambientes escolhidos são: MOODLE e TELEDUC.


Primeiramente vamosfalar do MOODLE.


MOODLE

O Moodle é uma plataforma de aprendizagem a distância baseada em software livre. É um acrônimo de Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment (ambiente modular de aprendizagem dinâmica orientada a objetos). Ele foi e continua sendo desenvolvido continuamente por uma comunidade de centenas de programadores em todo o mundo, que também constituem umgrupo de suporte aos usuarios, acréscimo de novas funcionalidades, etc., sob a filosofia GNU de software livre. Uma fundação (www.moodle.org) e uma empresa (www.moodle.com) fornecem, respectivamente, o apoio para o desenvolvimento do software e sua tradução para dezenas de idiomas, e apoio profissional à sua instalação.
Atualmente o Moodle é um sistema consagrado, com uma das maioresbases de usuários do mundo, com mais de 25 mil instalações, mais de 360 mil cursos e mais de 4 milhões de alunos em 155 países, sendo que algumas universidades baseiam toda sua estratégia de educação a distância na plataforma Moodle. O sistema é extremamente robusto, suportando dezenas de milhares de alunos em uma única instalação. A maior instalação do Moodle tem mais de 6 mil cursos e mais de 45.000alunos. A Universidade Aberta da Inglaterra recentemente adotou o Moodle para seus 200.000 estudantes, assim como a Universidade Aberta do Brasil. O Moodle tem a maior participação de mercado internacional, com 54% de todos os sistemas de apoio on-line ao ensino e aprendizado.
O Moodle é também um sistema de gestão do ensino e aprendizagem (conhecidos por suas siglas em inglês, LMS -Learning Management System, ou CMS – Course Management System)., ou seja, é um aplicativo desenvolvido para ajudar os educadores a criar cursos on-line, ou suporte on-line a cursos presenciais, de alta qualidade e com muitos tipos de recursos disponíveis.
Técnicamente, o Moodle é uma aplicação baseada na Web, e consta de dois componentes: um servidor central em uma rede IP, que abriga osscripts, softwares, diretórios, bancos de dados, etc. e clientes de acesso a um ambiente virtual (que é visualizado através de qualquer navegador da Web, como Internet Explorer, Netscape, Opera, FireFox, etc.). O Moodle é desenvolvido na linguagem PHP e suporta vários tipos de bases de dados, em especial MySQL, e é idealmente implantado em servidores com o sistema operacional livre LINUX. Outravantagem é que o Moodle tem seu código fonte disponibilizado gratuitamente, e pode ser adaptado, estendido, personalizado, etc., pela organização que o adota.


1) Ferramentas de Comunicação

- Email: Comunicação assíncrona, com a peculiaridade de utilizar o email externo padrão, não há um email interno.
- Vídeo-conferência
- Áudio-conferência
- Mensageminstantânea: Comunicação síncrona entre os participantes.
- Mural: recados para serem lidos pelo outros estudantes e professores
- Fórum: com a peculiaridade de enviar e receber mensagens via email externo padrão


2) Ferramentas de Cooperação

- Wiki: construção de textos colaborativos
- Fórum: com a peculiaridade de enviar e receber mensagens via email externo padrão...
tracking img