AVARIAÇÃO LINGUÍSTICA E O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA

3001 palavras 13 páginas
A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA
SILVA. Da Nunes Ediomar- Língua Portuguesa e Literaturas EaD do Centro Universitário Internacional UNINTER. Artigo apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso. __ - 2014. (semestre e ano).
RU: 936011
LOPES. Luís – Professor Orientador no Centro Universitário Internacional UNINTER.

RESUMO
Ainda hoje quando se fala na realidade linguística do Brasil se vê uma divisão enorme de falantes da norma culta, uma minoria que desfruta os bens e serviços do universo da cidadania, e os falantes de norma popular, a maioria possui pouco ou nenhum acesso aos bens de consumo e serviços sociais. Compreender a realidade linguística brasileira é também entender sua formação histórica e social. É a partir daí que se pode perceber o porquê das significativas diferenças entre as varias formas de se falar português no Brasil. O que se pretende mostrar é a realidade do português falado em nosso país e do preconceito que existe para com aquelas pessoas que não são dominantes da norma culta, imposta por gramáticos, que infelizmente não levam em consideração alguns aspectos sobre os quais o individuo adquire determinada forma de falar. Defenderemos a proposição de que, é muito mais importante se comunicar, cada um utilizando dos artifícios os quais se tem acesso, linguagem culta, padrão ou popular.
Palavras-chave: Variação Linguística, Preconceito, Domínio da Linguagem.

1 INTRODUÇÃO
O português falado no Brasil deve-se reconhecer que é bem diversificado, e mesmo que a escola venha impor a norma padrão, não sendo de acesso a todos, não se deve desmerecer ou até mesmo excluir os que tiveram ou não têm oportunidade de ter contato com o que os gramáticos taxam como o "modo certo" de falar.É preciso saber respeitar a língua falada, que muitas vezes não é igual à língua escrita, levando em consideração a forma que cada um tem de se expressar. Até porque somos acostumados a associar o domínio da norma padrão às pessoas

Relacionados