Avancos tecologoicos na medicina

3558 palavras 15 páginas
Introdução
Os avanços tecnológicos na medicina hoje é um dos maiores aliados no tratamento e no diagnóstico de doenças, que até então eram mortais. Contudo os avanços tecnológicos

Avanços Tecnológicos na Medicina
A medicina é uma das áreas do conhecimento humano ligada à manutenção e restauração da saúde. Ela trabalha, num sentido amplo, com a prevenção e cura das doenças humanas num contexto médico.
Com a globalização aliada aos avanços da informática, a Medicina está vivendo um período de mudanças radicais. Avanços tecnológicos constantes, novos materiais, medicamentos e exames proporcionam tratamentos eficientes, obtendo prevenção ou cura de doenças antes consideradas irremediáveis. Atualmente, supõe-se que o conhecimento acumulado no mundo duplica a cada 2 anos, principalmente na área médica. Nos próximos 10 anos, as informações disponíveis podem dobrar a cada 90 dias. Para acompanhar parte dessa evolução, necessitamos estabelecer mecanismos para aprendizado constante, reciclagem pessoal e profissional. Acreditamos que as empresas devem contribuir para o aperfeiçoamento dos indivíduos.
Com relação à Medicina moderna, é certo que os avanços tecnológicos trouxeram benefícios irrefutáveis no diagnóstico e tratamento das doenças. Sem desconsiderar estas vantagens, é necessário, no entanto, evitar o deslumbramento ingênuo de alguns profissionais pela utilização de sofisticados exames, acreditando que o seu emprego produza uma Medicina à prova de erros. Sem dúvida, o médico atual domina técnicas de precisão e tem a sua disposição equipamentos sofisticados. Por outro lado, parece faltar-lhe uma correspondente capacidade na compreensão do doente como pessoa. Tratar o doente é mais do que conhecer o doente. Embora o avanço tecnológico deva ser utilizado, as máquinas jamais poderão aquilatar e compreender o sofrimento do paciente, tampouco sanar os seus temores.
Com o crescimento da tecnologia, a videoconferência está invadindo a medicina e, de forma benéfica,

Relacionados