Avancos tecologoicos na medicina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3558 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Os avanços tecnológicos na medicina hoje é um dos maiores aliados no tratamento e no diagnóstico de doenças, que até então eram mortais. Contudo os avanços tecnológicos

Avanços Tecnológicos na Medicina
A medicina é uma das áreas do conhecimento humano ligada à manutenção e restauração da saúde. Ela trabalha, num sentido amplo, com a prevenção e cura das doenças humanas numcontexto médico.
Com a globalização aliada aos avanços da informática, a Medicina está vivendo um período de mudanças radicais. Avanços tecnológicos constantes, novos materiais, medicamentos e exames proporcionam tratamentos eficientes, obtendo prevenção ou cura de doenças antes consideradas irremediáveis. Atualmente, supõe-se que o conhecimento acumulado no mundo duplica a cada 2 anos,principalmente na área médica. Nos próximos 10 anos, as informações disponíveis podem dobrar a cada 90 dias. Para acompanhar parte dessa evolução, necessitamos estabelecer mecanismos para aprendizado constante, reciclagem pessoal e profissional. Acreditamos que as empresas devem contribuir para o aperfeiçoamento dos indivíduos.
Com relação à Medicina moderna, é certo que os avanços tecnológicos trouxerambenefícios irrefutáveis no diagnóstico e tratamento das doenças. Sem desconsiderar estas vantagens, é necessário, no entanto, evitar o deslumbramento ingênuo de alguns profissionais pela utilização de sofisticados exames, acreditando que o seu emprego produza uma Medicina à prova de erros. Sem dúvida, o médico atual domina técnicas de precisão e tem a sua disposição equipamentos sofisticados. Poroutro lado, parece faltar-lhe uma correspondente capacidade na compreensão do doente como pessoa. Tratar o doente é mais do que conhecer o doente. Embora o avanço tecnológico deva ser utilizado, as máquinas jamais poderão aquilatar e compreender o sofrimento do paciente, tampouco sanar os seus temores.
Com o crescimento da tecnologia, a videoconferência está invadindo a medicina e, de formabenéfica, está criando uma forma de auxiliar os médicos. Por exemplo, tendo algum problema na resolução de algum caso de um paciente, pode-se transpor os exames e relatórios em uma videoconferência, fazendo então uma junta médica sobre o caso em questão, podendo haver uma solução com maior rapidez e segurança.Podemos também transmitir uma cirurgia por meio de videoconferência, pois caso não tenha ummédico especializado no local, outros médicos poderão auxiliar na cirurgia dando pareceres técnicos. Algumas vezes, ouvimos nos noticiários sobre casos de pacientes que chegaram ao óbito devido à ausência de um especialista que pudesse operá-lo com urgência naquele momento, a videoconferência poderia ajudar nessa situação.
Consideramos ser importante garantir tecnologia e ética profissional,capacitando, induzindo aquisição do conhecimento, aliando humanização de comportamentos e atitudes, evitando a frieza e o distanciamento das pessoas.
O USO DA TECNOLOGIA NO DIAGNÓSTICO MÉDICO
E SUAS CONSEQÜÊNCIAS
Inicialmente, o médico só dispunha de seus sentidos para exame do paciente. Com a visão, observava o enfermo, com o tato realizava a palpação e a tomada do pulso; com a audição ouvia assuas queixas e ruídos anormais; com o olfato podia sentir odores característicos.
"O exame clínico deve começar pelas coisas mais importantes e mais facilmente reconhecíveis. Verificar as semelhanças e as diferenças com o estado de saúde. Observar tudo que se pode ver, ouvir, tocar, sentir, tudo que se pode reconhecer pelos nossos meios de conhecimento".
No século XVIII o exame físico foiaperfeiçoado com a percussão do tórax, introduzida por Auenbrugger e divulgada na França por Corvisart.
No século XIX a semiótica foi enriquecida pela descrição de sintomas e sinais característicos de muitas doenças e pela idealização de manobras e técnicas especiais de exame. Centenas de sinais identificadores de doenças foram descritos, os quais passaram a ser conhecidos pelos nomes de seus...
tracking img