Avanços tecnológicos da construção civil

INTRODUÇÃO
“O ser humano nunca se deixa enquadrar por nenhum arranjo existencial” Leonardo Boff. A construção civil encaminha-se para o mesmo fluxo, as inovações crescem a todo instante com oauxílio do avanço tecnológico. As moderníssimas construções vão quebrando paradigmas construtivos antes impossíveis para as leis da física e hoje graças a pesquisas científicas e investimentos em novastecnologias construtivas as possibilidades arquitetônicas e estruturais provocam no ser humano, no profissional da construção civil a capacidade de transcender.

1.0 Tecnologias ultrapassadas x Novastecnologias: Novas tendências
No meio ambiente “todos” os seres vivos desenvolvem sua existência em um habitat específico de modo que cada um é extremamente habilidoso, por suas próprias característicasanatômicas, no meio que lhe compete. Animais marítimos, aéreos, selvagens, enfim, cada qual adaptado ao seu habitat, porém entre todos os seres existe o que se distingue dos demais, o ser humano.Este último por suas próprias características anatômicas não apresenta nenhuma adaptação a um ambiente específico. Ele se distingue dos demais devido a sua capacidade de refletir, raciocinar, enfim, depensar. Através desta incrível característica, de pensar, o homem consegue desenvolver meios que lhe proporciona vencer as adversidades impostas por qualquer habitat.
Esses meios produzidos sãojustamente o que se denomina de tecnologia. O processo de produção desse meio está intimamente relacionado com transcendência, pois a partir do momento onde o homem depara-se com uma limitação, ele começaa imaginar, criar e organizar as possibilidades de vencê-la, no momento em que ele faz isso está então transcendendo, ou seja, superando a imanência que lhe foi imposta.

1.1 Mecanização x Mãode obra
No mercado da construção civil esta relação não é diferente, o construtor busca de maneira insaciável melhor adaptar seus métodos construtivos para facilitar e melhorar seus processos,...
tracking img