Avanços da psicologia aplicada ao ensino do adolescente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3762 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SANT’ANNA, Affonso Romano de. Análise estrutural de romances brasileiros. Petrópolis: Vozes, 1973


A Moreninha


Considerado por muitos críticos como um romance apenas curioso e somente importante do ponto de vista histórico, A Moreninha (1843) tem atravessado as décadas, e continua atingindo um público diversificado mais de cem anos depois, convertido para a televisão, cinema,histórias em quadrinhos. Entre romances escritos em pleno Romantismo, chega a ser quase inexplicável a permanência dessa obra prodüzida por Macedo aos 23 anos. Uma análise estrutural, que consulte o processo de montagem da composição, pode fornecer uma visão de como os elementos aí se organizam para formar uma obra de gosto popular onde a ideologia da comunidade se reencontre. Sob vários aspectosA Moreninha cristalizou melhor que muitos outros textos do Romantismo, incluindo outros romances de Macedo, uma série de procedimentos formais-estéticos que garantem o sucesso da narrativa fixada entre o mito e a literatura.


1. PROPOSIÇÃO


Este estudo se desenvolverá em torno dos seguintes pontos:


a) A Moreninha apresenta uma discussão irônico-teórica dospersonagens confrontando o Romantismo com outras escolas literárias. Essa discussão aparentemente ambígua no nível do enunciado vai sofrendo uma transformação no nível da enunciação, a ponto de o tomance realizar o endosso dos ideais românticos pretendia ironizar a princípio. Esse jogo entre o enunciado (que critica) e a enunciação (que endossa) aproveita à tensão estórica.


b) A discussão teóricaentre os personagens vai cedendo espaço à realização estrutural da lenda. Os personagens do romance vão se superpondo aos figurantes lendários, revelando-se uma identificação entre a estrutura do romance e a estrutura da lenda. Essa reduplicação dos modelos confirma que no nível da enunciação assumiu os pressupostos do Romantismo.


c) Essa narrativa se mostra como um objeto lúdico eideológico interessada em afirmar valores definidos pela estética romântica. O elemento lúdico está presente nos níveis da narração, dos personagens e da língua(gern), reafirmando-se na composição do romance como gênero compósito, interessado ideologicamente em ser aceito pelo receptor.




2. DESENVOLVIMENTO


2.1. O Romantismo afirmado pela enunciação


A narração de AMoreninha produz um problema inicial que é a aparente defasagem entre o que vai expresso no nível do enunciado e aquilo que os personagens vivem no nível da enunciação. Abre-se com uma certa ambigüidade, marcada pela ironia (etimologicamente: falar o contrário daquilo que se pensa). Aparentemente a ótica do narrador identifica-se com o ponto de vista de Fabrício, definido como “clássico” em oposiçãoa Augusto — apresentado como romântico num ar de deboche: “o meu romântico Augusto, em ceroulas, com as fraudas à mostra”. O narrador alimenta esse enfoque irônico criando certa tensão na estória, que na enunciação se sabe romântica. Essa tensão artificial é incrementada pela aposta que os personagens fazem entre si: se Augusto não resistisse aos encantos das moças da Ilha e se apaixonasse por umadelas por 15 dias, teria que escrever um romance contando esses eventos; caso contrário, a estória de sua resistência seria narrada por Fabrício.
O romance, portanto, se inicia como uma partida, um jogo, com uma tensão entre as partes. No nível de sua estrutura, uma assimetria entre enunciado e enunciação; ao nível da estória , uma disputa entre o clássico e o romântico. Para encaminhar ojogo, no entanto, o romance usa uma série de simetrias, apontadas já nos primeiros parágrafos e persistentes em todo o livro, que terminam por converter o jogo, numa partida simétrica onde o resultado final já é previsto. Neste sentido, o que era jogo se converte em ritual, pois o jogo aparece como disjuntivo; o jogo resulta da criação de uma divisão diferencial entre jogadores individuais ou...
tracking img