AVALIAÇÃO ENERGÉTICA E ECÔNOMICA DO SISTEMA DE ACIONAMENTO DE UM COMPRESSOR AXIAL

16180 palavras 65 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
ESCOLA POLITÉCNICA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA

CATARINO LACERDA E SILVA

avaliação energética e ecônomica do sistema de acionamento de um compressor axial

Salvador
2009

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
ESCOLA POLITÉCNICA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA

catarino lacerda e silva

avaliação energética e econômica do sistema de acionamento de um compressor axial

Monografia apresentada ao Curso de Engenharia Mecânica, Departamento de Engenharia Mecânica, Universidade Federal da Bahia (UFBA), como requisito para obtenção do grau de Engenheiro Mecânico. Orientadora: Dra. Thamy Cristina Hayashi

Salvador
2009

AGRADECIMENTOS

No final de mais uma etapa cumprida, expresso os meus agradecimentos sinceros àquelas pessoas que se tornaram parte integrante desta caminhada conjunta, oferecendo suporte, incentivo e se tornando indispensáveis para o êxito desta jornada.

Agradeço, em especial, aos meus pais, pilares essenciais da minha vida, por me darem a educação que tive e terem me suprido de todos os elementos necessários, principalmente o apoio emocional e o esforço em encurtar a distância entre nós, para o prosseguimento sempre firme desta caminhada.

A professora Thamy Cristina Hayashi, orientadora desta monografia, por ter sido sempre solícita e disposta a colaborar com a execução desta monografia.

A minha namorada, Fabiana Moreira, por seu companheirismo, incentivo e paciência no decorrer dessa caminhada.

Aos meus amigos de faculdade, do LAMEI e da vida, por terem feito esta caminhada ser muito menos árdua e mais divertida. Dentre estes amigos, agradeço em especial ao grande amigo, Carlos Flóes, que compartilhou praticamente de todas as emoções vividas durante o curso, tanto em momentos de alegria como de aflição.

Relacionados